Vôlei: Montes Claros América usa solidez na elite para iniciar trabalhos na base

A sequência marcando presença na elite do vôlei nacional fez a gestão do Montes Claros América vislumbrar ‘abastecer’ o time principal por meio da base. Para isso, seria necessária uma situação favorável em termos financeiros, de estrutura e também de logística. Depois de anos com a ideia na ‘gaveta’, 2022 marca o início dos trabalhos das categorias de base do time do Norte de Minas.

Na última semana, foram dados os primeiros passos através de testes para o time sub-17, que terá foco competitivo e de formação de novos atletas. Aliado a isso, o projeto também já conta com escolinha de vôlei para jovens entre 10 e 14 anos, onde alguns talentos também poderão ser identificados. 

“Ter este time de base é uma ideia de muito tempo, mas precisávamos estruturá-la e deixar tudo bem organizado. É uma das formas de fomentar a equipe principal. A localização geográfica de Montes Claros é privilegiada em alguns pontos, mas em outros nos prejudicou. Por isso, o projeto não saiu do papel antes. Agora, já temos uma condição mais sólida, o que facilita viabilizar financeiramente para custear despesas de torneios dentro e fora de Minas Gerais”, comenta Andrey Souza, gestor do projeto. 

A estabilidade do time na Superliga fez com que uma melhor condição fosse dada aos atletas e também à diretoria, que viu caminho aberto para pensar além do time que joga na elite. “Na temporada anterior, pagamos os jogadores com seis meses de antecedência. Agora novamente, com quatro ou cinco meses os atletas já estavam recebendo. Nosso fair play financeiro já está assinado e enviado para a CBV. Tudo isso nos dá tranquilidade para fazermos novos investimentos e começar a buscar talentos no Norte de Minas”, detalha o gestor.

Para ele, a consolidação da equipe adulta serve de modelo e inspiração para os mais novos, que veem um alvo para chegar em alguns anos. “Os jovens criam a expectativa de fazer parte do time. Sabemos que não é um trabalho fácil disseminar a prática do vôlei na região, mas o time no mais alto nível motiva as pessoas a praticar o esporte e se tornar um destes atletas no futuro”, pontua o dirigente. 

A primeira seletiva do time sub-17 já aconteceu com um dos objetivos sendo a busca por atletas com perfil de crescimento e qualidade técnica a ser aperfeiçoada. “Faremos outros processos para filtrar e iniciar o trabalho. Os que já foram aprovados vão integrar a equipe que será comandada pelo técnico Norberto Gorayéb.

Fonte do link

Compartilhe:

Comentários