V de vigor ou vulnerabilidade?

A economia brasileira cresceu 1,2% no primeiro trimestre, dissipando o risco de recessão técnica em 2021. Falo do número com ajuste sazonal divulgado pelo IBGE.

Na comparação com o mesmo período de 2021 o crescimento foi parecido, de 1%. Prefiro analisar este último número porque estimativas com ajuste sazonal podem variar muito à medida em que novas observações são acrescentadas ao PIB, mas isso é coisa de estatístico. Passemos às interpretações econômicas.

De um lado, a recuperação do PIB foi vigorosa! Na comparação com o primeiro trimestre de 2020 a agropecuária cresceu 5,2% e a indústria 3%, um desempenho muito bom considerando que a pandemia atingiu o Brasil somente no final de março do ano passado.

Houve forte crescimento do investimento, de 17%, puxado por compra de máquinas e equipamentos e gastos com tecnologia de informação, para empresas e famílias se adequarem à realidade pós-pandemia. O comércio cresceu 3,5%, provavelmente puxado pela expansão de compras pela internet e serviços de entrega para os mais ricos.
Leia mais (06/01/2021 – 15h24)

Fonte do link

Compartilhe:

Comentários