Umidade relativa do ar volta a ficar abaixo do ideal, em BH


A expectativa sobre a possibilidade de chuvas em Belo Horizonte para este sábado (19) devem ser frustradas, pelo menos com relação ao que era esperado. De acordo com a Defesa Civil, podem ocorrer apenas pancadas de chuva isoladas, o que faz com que a umidade relativa do ar continue abaixo do nível considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A mínima na capital deve ficar nos 35%, índice próximo ao nível de alerta, que é abaixo dos 30%. O ideal, segundo a OMS, gira em torno de 50% a 80%.

Com relação à temperatura, o dia promete ser quente, com mínima de 18° C e máxima de 33°C. A sensação de calor promete ser acentuada pela névoa que encobre a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) pelo quarto dia seguido.

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do Instituto Climatempo, o fenômeno é causado pelo número de queimadas ao redor da capital. “Há vários focos de incêndio na cidade e no seu entorno, e a circulação dos ventos está levando a fumaça para dentro da cidade”, disse.

A especialista acredita que a situação deve melhorar nos próximos dias, caso a frente fria vinda do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo se confirme. Ela deve trazer nuvens carregadas para o Estado, incluindo BH.

Fonte do link