Última saída na estrada para a autocracia

0
0
Última saída na estrada para a autocracia
Gostou do post?



Não importa o que aconteça na eleição de meio de mandato, as consequências serão feias. Mas ela é no mínimo uma bifurcação na estrada. Se seguirmos um caminho, haverá pelo menos uma chance de redenção política, de recuperar os valores democráticos dos Estados Unidos. Se escolhermos o outro, estaremos na estrada para a autocracia, e sem saída visível. ?

É quase certo que os democratas receberão mais votos que os republicanos, e pesquisas indicam que, na votação para a Câmara dos Deputados, sua margem de vantagem pode chegar a sete pontos percentuais – o que representaria a maior vitória eleitoral da era moderna. Mas a manipulação do traçado de distritos eleitorais e outros fatores distorceram muito a  competição, e mesmo uma vantagem dessa ordem pode não bastar para que o partido ganhe o controle da Câmara. ?

E mesmo que os democratas consigam galgar essa encosta íngreme, quem quer que espere que os republicanos aceitarão o resultado graciosamente não está prestando atenção. Basta lembrar que Donald Trump afirmou – falsamente, é claro – que milhões de imigrantes votaram ilegalmente em uma eleição que ele venceu.
Leia mais (11/08/2018 – 13h26)

Fonte do link