Ugo Giorgetti fará filme sobre a vida de Paul Singer


O economista Paul Singer, que morreu nesta segunda (16), será tema de um documentário que o diretor paulista Ugo Giorgetti (“Boleiros”) está realizando, bancado por uma campanha de financiamento coletivo.

“O que me atraiu a esse projeto foi retratar um socialista democrático, um homem que pertence a uma determinada esquerda contrária ao autoristarismo”, diz o cineasta. “Nesses tempos de escuridão mental que vivemos, ele é um socialista iluminista.”

O “esqueleto” do filme, afirma Giorgetti, é uma entrevista de quase duas horas concedida por Singer, que perpassa temas como economia, política e sua trajetória como professor universitário.

Alguns episódios são chave: sua passagem pela USP e pela PUC, a participação na fundação do PT e as aulas que deu sobre economia política no Teatro de Arena, um dos polos de resistência à ditadura militar.

“Ele fez parte de uma geração da USP que foi muito rica, privilegiada”, diz o diretor, que foi convidado a capitanear o projeto por um grupo de admiradores de Singer.

Bancado por financiamento coletivo, “Paul Singer –Uma História do Brasil” arrecadou R$ 167 mil, acima da meta que era de R$ 130 mil. O dinheiro é suficiente para a rodagem, mas não para finalizar o documentário, motivo pelo qual ainda não há previsão de lançamento.

Giorgetti diz que o projeto está em fase de pesquisas. A partir da entrevista de Singer, sua equipe vai ponderar nomes de outras pessoas que darão seus depoimentos. Os nomes ainda não foram definidos.

Fonte do link

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco + 1 =