UBSs atendem quase 300 pessoas no último fim de semana em Betim


Quase 300 pessoas foram atendidas e mais de cem profissionais estiveram envolvidos, no último fim de semana, na ação emergencial ocorrida em nove das 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas pela Prefeitura de Betim, na região metropolitana, para acolher pacientes com sintomas respiratórios, problemas leves de saúde, além pequenas urgências nesta fase crítica da doença da pandemia da Covid-19.

O balanço foi divulgado, nesta segunda-feira (29), pela Secretaria Municipal de Saúde, que informou ainda que, 13 assistidos precisaram ser transferidos para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Hospital de Campanha (Cecovid 2) e o Hospital Orestes Diniz, na Colônia Santa Isabel.

Segundo o secretário adjunto de saúde, Augusto Viana, a medida foi adotada para tentar aliviar a pressão sobre as emergências dos prontos atendimentos. “Essa iniciativa é prevista no nosso Planejamento Municipal de Enfrentamento à Pandemia, que tivemos que colocar em prática neste momento em que o município enfrenta a pior fase com relação ao aumento expressivo do número de casos e, em consequência disso, a alta ocupação de leitos”, salientou.

Ao menos pelos próximos três fins de semana, os nove centros de saúde permanecerão em funcionamento, aos sábados e domingos, das 8h às 18h. “Nossa taxa de ocupação dos leitos continua acima de 90% no Hospital de Campanha e no Centro de Cuidados Intensivos, com mais de 80% dos pacientes intubados. Já está em curso, desde o final da semana passado, a nova fase de ampliação de leitos de UTI no município. A meta da secretaria é disponibilizar um total de 160 leitos para tratamento de pacientes graves a partir do próximo dia 5”, esclareceu o secretário.

A vice-prefeita de Betim, Cleusa Lara, visitou as unidades de saúde em funcionamento entre sábado e domingo, e fez questão de agradecer os profissionais que atuaram na ação. “Estes profissionais que, de forma humanitária, abriram mão do descanso do fim de semana para atender à população que busca apoio neste momento tão difícil. Nossas unidades de saúde estarão abertas para todos que precisarem de atendimento. Estamos em guerra contra o coronavírus”, destacou.

Na semana passada, a prefeitura anunciou a ampliação da sua estrutura hospitalar, com o aumento para 160 do número de leitos de UTI na cidade exclusivos para tratamento de pacientes com o novo coronavírus até o início do mês que vem. 

Até quinta (23), havia 84 leitos de UTI ativos no Cecovid 4, que funciona no Centro Materno-Infantil, além de outros 80 de enfermaria que ficam no Hospital de Campanha, o Cecovid 2.

Cleusa também fez um alerta sobre necessidade de a população continuar adotando as medidas de biossegurança contra a propagação do novo vírus, previstas em decreto municipal. “A população precisa contribuir e se cuidar. O poder público já tem feito a parte dele há um ano, mas ainda vemos muitas pessoas sem máscara pelas ruas e estabelecimentos comerciais descumprindo a lei. Isso não pode continuar”, finalizou.

Critério

Conforme o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Hilton Soares, para selecionar as nove UBSs que serão abertas, foi considerada a demanda por atendimento e a população de cada região. 

“Diante do aumento da procura por atendimento nas UPAs, principalmente nos fins de semana, quando as unidades básicas estão fechadas, foi criado um novo fluxo para acolhimento dos pacientes com quadros leves. Esse novo fluxo vai desafogar as UPAs e diminuir o tempo de espera de quem apresenta sintomas leves”, ressaltou o secretário adjunto.

Veja as unidades que estarão abertas em Betim aos fins de semana, por regional:
 
Regional Centro:

– UBS Cachoeira: avenida Amazonas, 4.233, no bairro Cachoeira;
 
Regional Citrolândia:

– UBS Citrolândia: avenida Dr. José Mariano, 843, no bairro Citrolândia;
 
Regional Teresópolis:

– UBS Teresópolis: rua Dulce Brandão, 52, no bairro Jardim Teresópolis
 
Regional Norte:

– UBS Angola: rua Arlindo José dos Santos, 160, no bairro Santa Lúcia:
 
Regional PTB

– UBS Guanabara: avenida Rio Madeira, 1.960, no bairro Guanabara
 
Regional Alterosas

– UBS Dom Bosco: rua Pedra Azul, 382, no bairro Dom Bosco;
 
– UBS Alterosas: avenida das Acácias, s/n, no bairro Jardim Alterosas;
 
Regional Imbiruçu: 

– UBS Laranjeiras: rua Panamá 210, no bairro Laranjeiras;
 
– UBS Imbiruçu: avenida “A”, 300, no bairro Jardim Perla.

Fonte do link

Compartilhe:

Comentários