Serra da Moeda tem 41 km² de área queimada em incêndio desde sexta-feira


O Monumento Natural Serra da Moeda, já teve 41 quilometros quadrados de área queimada, desde a última sexta-feira (11), quando um incêndio começou no local. Os dados foram levantados pelo Corpo de Bombeiros, que junto com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) atua no combate às chamas. 

Após três dias de trabalho, neste domingo, os bombeiros paralisaram as atividades no fim da noite e vão retomar na manhã desta segunda-feira (14). As equipes dos bombeiros e brigadistas serão distribuídas em oito focos que ainda existem e precisam ser combatidos. Cerca de 80 pessoas devem atuar nesta segunda.

Combate neste domingo

 Ao todo, 81 pessoas atuaram no combate às chamas neste domingo, sendo 28 brigadistas, 15 bombeiros militares, seis policiais militares e 32 voluntários. Segundo o IEF, os trabalhos foram retomados às 6h, com o apoio de um helicóptero da Polícia Militar, quatro aviões airtractor do próprio Instituto e 16 veículos.

O fogo teve início por volta das 14h30 da última sexta-feira (11). O combate às chamas começou sete minutos após a detecção, mas ocorreram diversos focos em locais diferentes, o que dificultou a operação.

De acordo com o Instituto, provavelmente, o incêndio foi criminoso. O levantamento da área queimada será feito após o encerramento das atividades de combate.

O Corpo de Bombeiros informou que as ações de combate ao fogo estão sendo executadas em pontos estratégicos. Nove equipes foram distribuídas e lançadas nas localidades de maior necessidade.

Chamas atingiram casa

Neste sábado (12), um brigadista contou a reportagem de O TEMPO que as chamas se alastraram por um condominio residencial de Moeda e consumiu uma casa, segundo um dos funcionários do residencial, que também atua como brigadista. 

De acordo com Vital de Oliveira, brigadista e gerente de uma fazenda do Condomínio Santuário, ele e os demais 17 homens da equipe do local tentam combater o fogo desde sexta-feira.  Oliveira diz ainda que a casa incendidada, uma das 17 do residencial. 

“Trabalho aqui há 20 anos e nunca vi fogo assim”, diz. Quando a reportagem esteve no local, por volta das 15h, a fumaça já se aproximava de uma das casas e havia fogo onde Oliveira disse estar a casa incendiada. Não há relatos de vítimas nesse incêndio. 

A Serra da Moeda

A Serra da Moeda tem uma área de 70 quilômetros e é reconhecida pela beleza e por apresentar condições favoráveis para a prática do voo livre. São 1.500 metros de altitude e uma rampa natural para a prática dos voos. Além de Moeda, a serra se extende pelos municípios de Brumadinho, Nova Lima, ambas na região metropolitana, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto, na região Central. 

Fonte do link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

20 + três =