Prevista para 2014, revitalização do viaduto Santa Tereza ainda não acabou


Prevista para ser entregue até a Copa do Mundo de 2014, a obra de revitalização do viaduto Santa Tereza, no centro de Belo Horizonte, finalmente parece estar próxima da conclusão. Até o fim deste mês, após passarem por um longo processo de restauração, os famosos postes republicanos, que compõem o complexo, no bairro Floresta, na região Leste da capital, vão ser recolocados. As luminárias, datadas de 1929, começaram a ser instaladas nesta segunda-feira (5). 

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a nova iluminação é a última etapa do projeto de revitalização do local. As intervenções incluíram a reforma dos sanitários, do piso, da quadra de basquete e da pista de skate com arquibancada, que ficam embaixo da estrutura. Segundo o município, aproximadamente R$ 4,4 milhões foram investidos nas obras. Houve contrapartida do governo do Estado. 

Histórico

O Viaduto Santa Tereza é um dos 13 pontos que receberão iluminação de destaque, realçando suas características históricas. Após dez meses de trabalho, os 37 postes com 74 luminárias do estilo republicano, mantiveram a originalidade das peças, desde os vincos trabalhados a mão até a pintura em vermelho sólido. 

O sistema de alimentação de energia também foi reconstituído com nova fiação totalmente embutida no viaduto. Os postes do estilo neoclássico também vão receber lâmpadas de vapor metálico, com tonalidade amarela, ficando mais próximo ao projeto original. 

Os postes foram retirados em outubro de 2018, e lâmpadas provisórias de LED colocadas no lugar. Segundo a BHIP, concessionária responsável pela modernização da iluminação da cidade, até outubro serão entregues as novas iluminações do Museu de Arte da Pampulha, da Casa do Baile, do entorno da lagoa e da praça Alberto Dalva Simão. 

Outro lado

De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), as obras no viaduto Santa Tereza iniciaram em dezembro de 2013 e foram entregues parcialmente para Central Única de Favelas – CUFA Nacional no final de 2016. Segundo a pasta, o convênio foi encerrado pela gestão anterior. 

Queda de poste

Em setembro, enquanto passava por manutenção, um dos postes se desprendeu e caiu na avenida dos Andradas. Duas motos e um carro foram atingidos. Não houve feridos.

Barragem está incluída no pacote

Até outubro, após ao menos 14 anos de escuridão, a barragem na orla da lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, também deve receber uma nova iluminação. Segundo a BHIP, concessionária responsável pela iluminação da capital mineira, como o local fica próximo ao Aeroporto da Pampulha, a iluminação está em fase de testes para não comprometer a segurança dos voos. 

Ainda de acordo com a BHIP, o contrato de concessão da iluminação pública da capital prevê a troca, em três anos, de 182.257 pontos de luz de vapor de sódio para LED. As intervenções começaram em junho de 2017. Atualmente, quase 100 mil pontos funcionam com LED. 

Estão concluídas as regiões Venda Nova, Barreiro, Norte, Nordeste, Leste, Oeste e parte da central.

Fonte do link