Belo Horizonte registrou, na madrugada desta segunda-feira (24), sensação térmica de 0º C na parte mais alta da cidade, em Cercadinho, no Buritis, onde há monitoramento diário da temperatura. O frio intenso se deu devido às formações de vento na região, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Entretanto, em outras regiões de BH, a sensação de frio foi semelhante à mÃnima registrada nesta madrugada. Na Pampulha, o termômetro registrou mÃnima de 10,3º C. Já no bairro Santo Agostinho, foi de 11º C.
Para esta terça-feira (25), a temperatura cair ainda mais em comparação com esta segunda. Segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, há expectativa de temperatura mÃnima de 8º C em Belo Horizonte e região metropolitana.
Ainda de acordo com a especialista, a temperatura começa a aumentar a partir da próxima quarta (26). “A previsão é de mÃnima de 11 º C, com aumento diário de um grau. Com isso, para sexta-feira (28), a máxima esperada é de 26 º C para BH e região metropolitana”, diz.
Para os próximos dias, não há previsão de chuva em BH e região metropolitana, como as registradas no fim de semana, mas a umidade relativa do ar não se econtrará em nÃveis crÃticos.
Resto do Estado
Em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, houve registro de mÃnima de 1,7 º C nesta madrugada. Ao longo da semana, a expectativa é de frio intenso também, mas com aumento gradual da temperatura, em toda região Sul do Estado. Na cidade, houve registro de nevoeiro, e há expectativa de geada nos próximos dias nos municÃpios do Sul de Minas.
Em outras regiões do Estado, como Triângulo, Norte, Noroeste e Oeste também há tendência de aumento na temperatura. No Triângulo, por exemplo, a expectativa é de máxima de 30 º C para esta segunda.
Os nÃveis de umidade devem entrar em estado crÃtica, abaixo dos 30%, já que não há previsão de chuva para o resto do Estado.