Prefeitura de Ouro Preto anuncia restrições ao comércio a partir de segunda

[ad_1]

A Prefeitura de Ouro Preto, na região Central do Estado, decidiu endurecer as restrições por conta do avanço da Covid-19 e anunciou nesta sexta-feira (11), em coletiva de imprensa,  a publicação de um novo decreto municipal com medidas mais duras. O objetivo do executivo municipal da cidade é evitar que, nos próximos dias, Ouro Preto regrida da Onda Vermelha para a Onda Roxa, fase mais restritiva do Plano Minas Consciente, do governo de Minas. As medidas valem até o dia 28 deste mês.

A partir de segunda-feira (14), nenhum estabelecimento comercial da cidade poderá funcionar de 20h às 5h. Neste mesmo horário, também será proibido o consumo de bebidas alcóolicas em via pública. Até às 20h, bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar presencialmente com até 30 clientes. Após esse horário, também podem ser feitas entregas no modo delivery, exceto de bebidas alcóolicas.

Casas de shows, clubes e quadras esportivas estão proibidas de funcionarem. A realização de qualquer evento particular ou do poder público também estará proibida durante o decreto. Hotéis e pousadas só poderão funcionar com 30% da capacidade. Lojas do varejo podem permitir a entrada de apenas um cliente por atendente.

Durante a coletiva, a secretária municipal de Saúde de Ouro Preto, Glauciane do Nascimento, pontuou que as medidas foram tomadas após uma reunião outros prefeitos da macrorregião de saúde onde a cidade está localizada e representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Ela diz que há um consenso de que a situação do coronavírus no Estado tem piorado e que não é possível esperar que a situação piore ainda mais.

“Podemos observar uma piora da situação do coronavírus em todo o Estado de Minas Gerais. Nós temos uma situação epidemiológica instável, com tendência de aumento do número de casos e do número de óbitos nos próximos dias. Também há uma tendência de aumento na ocupação de leitos e no tempo de espera por esses leitos. Então estamos adotando medidas mais restritivas mediante do que observamos nos últimos acontecimentos”, explicou a secretária municipal de saúde de Ouro Preto.

A chefe da pasta de saúde de Ouro Preto também destacou que na cidade, é possível notar uma mudança do perfil das pessoas que estão internadas em leitos de UTI por conta da Covid-19.

“Temos observado nas UTIs a mudança do perfil das pessoas que estão internadas. No início da pandemia víamos pessoas idosos, com comorbidades, que seriam teoricamente mais suscetíveis. Na situação de hoje, nós temos seis pessoas em fila de espera de UTI, sendo uma mulher de 25 anos em estado muito grave, uma mulher de 37 anos internada, três irmãs de 45, 49 e 51 anos,  temos um rapaz de 31 anos intubado. A nossa internação de covid-19 hoje são de pessoas predominantemente abaixo dos 50 anos, que ainda não foram vacinados”, explicou.

O secretário de governo de Ouro Preto, Felipe Guerra, pediu à população e ao comércio que colaborem com as medidas e que as pessoas utilizem máscaras.

“Peço que os comerciantes colaborem, entendam e apoiem as iniciativas e que a população de Ouro Preto não escute profetas do caos como a do que mandou não usar máscara. Uma irresponsabilidade do presidente da República e que nós em Ouro Preto não iremos segui-lo, muito menos ouvi-lo. Pedimos a população de Ouro Preto que respeite todos os cuidados necessários como todo mundo vem fazendo”, declarou Felipe Guerra.

Fonte do link

[uam_ad id="6960"]