PBH diz que preservação da Mata do Planalto como bem público está garantida


Em comunicado à imprensa emitido no início da tarde desta sexta-feira (2), a prefeitura de Belo Horizonte afirmou que “está finalizando os procedimentos” para garantir a “preservação da Mata do Planalto”, área verde no bairro de mesmo nome, região Norte da cidade, como bem público da capital.

“A Prefeitura de BH está finalizando os procedimentos para promover a permuta de imóveis que garantirá a preservação da Mata do Planalto como área pública. A Mata do Planalto fica no bairro de mesmo nome, na Região Norte de Belo Horizonte, e é um ativo ambiental muito importante para a região e para a cidade de BH”, informou o Executivo.

 

A Mata do Planalto é um dos últimos resquícios de mata atlântica em Belo Horizonte, espalhada em uma região de 200 mil metros quadrados. O local é de propriedade privada, mas há anos tenta-se tornar a região como um bem público, de preservação ambiental da fauna e flora típicas da área. 

Além de abrigar diversos espécimes únicos de animais e plantas, a Mata do Planalto contempla ao menos 20 nascentes e um córrego que abaste o Rio das Velhas, uma das principais fontes de recursos hídricos da capital. Em campanha, o prefeito Alexandre Kalil (PSD), reeleito no primeiro turno do pleito municipal que ocorreu em 2020, afirmou que o terreno é “intocáve;”. 

Empreiteiras proprietárias pretendem usar parte da área para construção de um complexo residencial com centenas de apartamentos, garagens para veícos e áreas de lazer. A estimativa feita pela Câmara Municipal de BH é de que 30% do espaço seria desmatado para que o empreendimento fosse concluído.

Fonte do link

Compartilhe:

Comentários