Pandemia de Covid-19 adia tratamentos de câncer no Brasil



Natália Alves de Amorim, 67, recebeu indicação para radioterapia ainda em janeiro, após cirurgia para retirada de tumor na mama.

No início, ouviu da equipe de saúde que o procedimento seria marcado após o Carnaval ?reflexo já de uma fila na rede. A pandemia do novo coronavírus, porém, mudou as previsões.

A justificativa era uma necessidade de reduzir atendimentos para evitar possível infecção. Logo a espera aumentou, e ela só conseguiu iniciar as sessões no fim de maio.

“A espera foi angustiante, com muita ansiedade. Não sabia quando seria e tinha medo que tudo voltasse”, relata. “Agora que comecei a fazer, estou mais calma.”

A história de Natália retrata parte do desafio vivido por pacientes e pela própria rede de saúde que atende casos de câncer no país.

Levantamento feito pelo Instituto Oncoguia, organização de apoio a pessoas com câncer, aponta relatos de procedimentos adiados ou cancelados ?alguns até mesmo sem previsão de retorno.

A entidade enviou um questionário online a pacientes e familiares entre 15 de março e 10 de maio, na tentativa de dimensionar alguns impactos da pandemia da Covid-19 no câncer.
Leia mais (06/14/2020 – 17h01)

Fonte do link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

17 + quatro =