Operação 'Darkside' apura venda notas fiscais falsas na Ceasa-MG


A manhã desta quarta-feira (6) foi marcada por uma operação que apura a suspeita de venda de notas fiscais falsas por atacadistas da Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa-MG), em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A operação “Darkside” foi deflagrada pela força-tarefa que conta com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Receita Estadual e Polícia Civil (PC). 

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, em Contagem e Belo Horizonte, sendo quatro em empresas da Ceasa. Também foram expedidos pela Justiça outros quatro mandados de prisão.

Segundo nota divulgada pelo MPMG, a Receita Estadual descobriu um milionário esquema de sonegação fiscal envolvendo diversos atacadistas da Ceasa, que utilizavam empresas de fachada para simular a venda de produtos com alto custo de ICMS, principalmente bebidas quentes, achocolatados e produtos de higiene pessoal.

“Dentre os produtos envolvidos no esquema estão alimentos da marca Vianeza, produzidos na região de Contagem, e que seriam distribuídos a todo o Brasil pela principal empresa beneficiada pela fraude”, completa o texto. 

Ainda segundo o órgão, a quadrilha investigada era composta de empresários do setor atacadista conhecidos como “papeleiros”, pois promovem a venda de notas fiscais frias para simular operações sujeitas ao imposto mediante o pagamento de percentuais sobre o valor das notas.

Em apenas seis meses, o esquema já teria rendido mais de R$ 5 milhões a uma das empresas investigadas. “Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de sonegação fiscal e organização criminosa. Em caso de condenação, as penas podem chegar a 10 anos de reclusão”, completa o texto divulgado pelo MPMG.

Participam da operação três promotores de Justiça, cinco delegados de polícia, 20 agentes da polícia civil e 30 auditores fiscais. Uma coletiva de imprensa acontece às 10h, na sede do MPMG, para divulgação de mais detalhes da operação. 

Fonte do link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here