O Santos é o time da virada na tabela do Brasileiro



O Palmeiras não vira um jogo desde 2 de junho de 2018, quando o técnico ainda era Roger Machado. A incapacidade de transformar resultados negativos em triunfos fez falta duas vezes na semana passada. Na terça (23), Felipão viu sua equipe levar 2 a 0 do Godoy Cruz, empatar por 2 a 2 e ter chance de virar. Não conseguiu. Contra o Vasco, no sábado (27), sofreu gol no terceiro minuto, empatou de pênalti com Scarpa, teve mais chances e não virou.

Felipão dirige o Palmeiras há 67 jogos oficiais, dos quais 16 vezes saiu atrás no marcador. Empatou nove e perdeu sete. Há, portanto, uma ponderação sobre a ausência de viradas. Um time que sai na frente em 77% de seus jogos tem menos chance de virar. Além disso, o Palmeiras não sofreu gols em dois terços de suas partidas em 2019. Se não sofre gol, não vira jogo.

Melhor não continuar tentando viradas, como aconteceu contra Godoy Cruz e Vasco. Melhor sair na frente e voltar a ser a defesa que ninguém passa. Mas seus rivais diretos pelo título são times da virada. Novo líder do Brasileiro, o Santos fez isso duas vezes neste ano, contra o Altos, na Copa do Brasil. Perdia por 0 a 1, inverteu para 7 a 1, iniciando a partida com 3 zagueiros. E no Paulista, contra o Oeste, de 0 a 2 para 3 a 2, com o mesmo sistema tático usado contra o Avaí.
Leia mais (07/29/2019 – 02h00)

Fonte do link