O incentivo à leitura começa na infância – Por Isa de Oliveira – #temporadadetextos

Fonte: Pixabay
Isa de Oliveira

O Retratos da Leitura de 2020 acabou de ser lançado em sua 5ª edição. Desde 2007, a pesquisa lança os resultados quadrienais e se tornou uma das maiores referências sobre o índice de leitura do brasileiro para estudiosos, pesquisadores, professores, educadores e até mesmo para o mercado editorial.

O Instituto Pró-livro é o idealizador dessa pesquisa juntamente com apoio e patrocínio de instituições como Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), Itaú Cultural que buscam com a pesquisa conhecer o perfil, o comportamento do leitor e os indicadores de leitura dos brasileiros. Uma importante contribuição para conhecer a realidade e as influências da formação do leitor brasileiro.

Loja de Livros
 

Como anda a sua leitura nos últimos 3 meses? Esse é o parâmetro da pesquisa feita pelo IBOPE, contratado para cuidar da parte estatística e de dados brutos da pesquisa.

A pesquisa relatou em suas 4 últimas edições que a maior influência de leitura vem de casa e através da mãe. Em seguida vem a escola por meio do professor e depois amigos.

O gosto pela leitura é algo que se adquire à medida que desenvolvemos a apreciação pelo objeto livro ainda na primeira infância até os 5 anos. E a partir daí, quando a criança começa a ter autonomia e demonstra interesse por livros, historinhas e ações educativas que envolvam o livro e a literatura, é um forte indicativo de que ela adquiriu uma referência.

Os incentivos à leitura que podem ser dados a uma criança podem ser os mais diversos, principalmente quando se trata de ações paralelas como contações de histórias, teatros, brincar de sombras, pequenos vídeos e até mesmo despertar curiosidades com experimentos, mímicas etc.

Durante a quarentena de distanciamento social provocado pela COVID-19, grupos de mães e amigas vendo seus filhos longes da escola, me pediram uma lista de livros para trabalhar com os filhos dentro de casa, para que possam sair um pouco da televisão e do computador. A escola até antes da pandemia era o ambiente costumeiro do primeiro contato da criança com o universo do livro, que era delegado às escolas essa responsabilização do incentivo à leitura.

Loja de Livros
 

A quarentena impôs aos pais que assumam essa responsabilidade e esse papel de referência para as crianças, e dirimir a preocupação ou até mesmo a mea culpa de não dar a devida atenção aos filhos neste período de home-office, mesmo estando com eles 24h trancados dentro de casa. Como estimular as crianças em casa e interagir com elas além de brincadeiras e atividades escolares obrigatórias, como entreter crianças estimulando sua imaginação para além do computador, do celular e do video game?

A criança na tenra idade ainda não está totalmente alfabetizada com domínio de leitura plena, daí a importância da mediação de uma pessoa-leitora a acompanhe nesse processo desde cedo. Não é só ler para a criança, mas interagir e conduzi-la na narrativa com perguntas, com comentários etc, isso é mediar.

Mediar é diferente de ler, a mediação consiste na leitura e na performance do adulto, expressões faciais, mímicas que interajam com a criança etc que estimulem ela a participar desse processo de imersão literária.

Ler não é apenas ter o processo de alfabetização como base, mas fazer com que ela entenda aquela linguagem verbal ou não-verbal da narrativa literária. Para que ela perceba a importância da história e se aproprie dela, mesmo de forma visual da escrita.

Na minha experiência como mãe, a mediação é quando você promove e estimula a autonomia da criança para um contato com o conteúdo do livro, o interessante nisso é mediar fazendo perguntas para ela sobre as imagens contidas no livro, sobre o próprio livro etc, elementos que chamem atenção dela no objeto do livro, como porque ela escolheu aquele livro, o que ela mais gostou nele, os elementos táteis presentes e assim a medida que ela for folheando, estimule-a que ela interprete, perguntando-a sobre as imagens contidas no livro, com isso você vai relatando para ela o que a obra está narrando. Não fique muito presa à narrativa posta (o texto no livro), mas a proposta da história.

A leitura por um adulto, na minha experiência, não estimula muito a autonomia de escolha, de leitura independente, mas estimula a concentração em saber ouvir e imaginar situações contidas no livro. A criança vai sempre querer que o adulto leia para ela, o que pode torná-la dependente de sempre que ela quer ter contato com o livro tenha quem leia para ela.

Quando a criança busca fazer esse percurso por meio da mediação do adulto ela descobre sozinha formas dela ler, interpretar e entender o livro, além de escolher o que mais gosta. O interessante é intercalar dias ou momentos ora só para leitura e ora só mediação, e com o tempo ir percebendo como você desenvolve essa aproximação e relação dela com o livro.

Mas o que de fato, as crianças captam em casa é ver o adulto que ela acompanha no seu dia a dia lendo um livro, um jornal, HQs ou revistas, pois essa imagem se torna simbólica na memória afetiva dessa criança, pois ao perceber que dentro da casa dela existe uma relação íntima e familiar com a leitura. Então, não basta apenas ler para ela, mediar para ela, mas também ser o leitor que ela irá almejar ser um dia, o leitor adulto.

Já parou para refletir, o que você, leitor adulto, tem lido nos últimos meses?

A leitura é um processo de construção compartilhada e constante seja aonde for, muitas vezes ela começa em casa e se estende para outros espaços como escolas, bibliotecas e redes sociais.

Algumas indicações de obras por faixa etária que podem contribuir no desenvolvimento da leitura na infância em casa e em família.

Literatura infantil – 0 a 3 anos de idade

TítuloAutor(a)EditoraOBS.
Livros de banhoTodoLivro

Ciranda Cultural

São aqueles livros que as crianças podem levar pro banho.
Soltando os bichosPaulinho Pedra AzulGulliver EditoraPoesia para crianças.
A grande fábrica de palavrasAgnés de Lestrade, Valeria DocampoAletriaEsse livro é pra chorar de lindo
Estrelinha tortaGuilherme BrasilPáginas Editora
Um menino invisívelJosé Marcelo Rodrigues FreireMazza Edições
Férus: o cão mais bravo da cidadeFrancisco Caldeira Godoy e Ana Caldeira GodoyCrivo Editorial (selo Crivinho)Livro escrito por dois autores mirins, são irmãos
Nico: o gato que tinha medo de alturaFrancisco Caldeira GodoyCrivo Editorial (Selo Crivinho)Livro escritor por uma criança
O sabiá e a meninaBeth TimponiCrivo Editorial (Selo Crivinho)

BárbaroRenato MoriconiCia das LetrasLivro imagem
BocejoRenato MoriconiCia das LetrasLivro imagem
Telefone sem fioRenato MoriconiCia das LetrasLivro imagem
OndaSuzy LeeCia das LetrasLivro imagem
SombraSuzy LeeCia das LetrasLivro imagem
EspelhoSuzy LeeCia das LetrasLivro imagem
Minibiblioteca com 6 minilivrosCiranda Cultural
Guarda-chuvas de passarinhoClaudia JussanMundoaflora ediçõesDireto com a autora nas redes sociais
Caio vai para escola/ As boas maneiras do Oliver/ Bebel aprende a ter paciência/Mel pode voarHappy BooksSão 4 volumes de historinhas com dinossauros
Chico Bento: aprendendo a liçãoMauricio de SousaOn line Editora
O fantástico alfabeto de LovrecraftJason Ciamarella & Greg MurphyDarksideBooksAbecedário com personagens de terror do famoso livro de Lovecraft, possui nomes difíceis, mas é um terror bem divertido e colorido
Animais do mundoVale das Letras EditoraÉ um livro fantoche, cada dedo é um animal e na palma da mão fica o livro cartonado.
Miróbolando: brincando com MiróFlávia B. PaletaCrivo Editorial (selo Crivinho)Temática de Artes

 

A Blu editora, Todo Livro  e Ciranda Cultural têm muitos livros interativos para crianças pequenas com pop-ups, sons, texturas, livros em forma de almofadas etc

 

Histórias em Quadrinhos para pequenos

TítuloAutor(a)EditoraOBS.
Turma da Mônica em: Aventuras sem PalavrasMauricio de SousaPaniniHQ muda, sem balões, são 2 volumes
InventicesAlex Mir, Eliane Bonadio, Nicolle Bonadio e Ricardo SouzaEdição independente
Meu primeiro maluquinho em quadrinhosZiraldoGlobinhoHQ quase toda sem textos

 

Histórias em Quadrinhos (HQs) público de 6 a 15 anos – infanto-juvenil

TítuloAutor(a)EditoraOBS.
Graphic MSPDiversosPanini ComicsAdaptações dos personagens da Mauricio de Sousa Produções
Sunny, o lado bom da vidaJenniffer Holm & Mathew HolmSesi-SP editora
Navio DragãoRebecca Prado
ValenteVitor CaffagiPanini
BoneJeff SmithTodaviaBox com a trilogia
PétalasGustavo BorgesJupati books
Pequenos heróisOrg, Estevão Ribeiro + diversos autoresJupati books
A sociedade secreta dos heróisDerek Frodolfs & Dustin NguyenSesi-SP EditoraSão 2 volumes
Quando você foi emboraAna CardosoBalão Editorial
As filosofias de recreio de Paulo e WesWesley SampIndependente
Imaginário ColetivoWesley RodriguesDarksideBooks
NeurocomicDarksideBooks
A revolução dos bichosQuadrinhos na Cia
O cão que guarda as estrelas / O outro cão que guarda as estrelasTakashi MurakamiJBCMangá
LumberjanesStevenson, Watters, Nowak, LaihoDevir EditoraSérie
Verões FelizesZidrou e LefebreSesi-SPNo Brasil saíram 3 volumes
O mundo de YangOrlandeliSesi-SP
SnoopySchultzLPM&Pocket
Escola do PavorDiversosSkript Editora
MacanudoLiniersZarabatanaA editora está com promoção no site dela e alguns volumes do Macanudo está na promo
BearBianca PinheiroNemo3 Volumes
O Maestro, o Cuco e a LendaWagner WillianTexugo
InventicesAlex Mir, Eliane Bonadio, Nicolle Bonadio e Ricardo SouzaEdição independente
MafaldaQuino
Turma da Mônica em: Aventuras sem PalavrasMauricio de SousaPaniniHQ muda, sem balões, são 2 volumes
Batman – Pequena GothamPanini

 

 

Literatura infantil/juvenil público de 6 a 15 anos

 

TítuloAutor(a)EditoraOBS.
Betina Vlad: O Castelo da Noite EternaDouglas MCTAvec Editora
Os livros que devoraram meu paiAfonso CruzLeyaDo mesmo autor de Vamos comprar um poeta
A grande fábrica de palavrasAgnés de Lestrade, Valeria DocampoAletriaEsse livro é pra chorar de lindo
Estrelinha tortaGuilherme BrasilPáginas Editora
Um menino invisívelJosé Marcelo Rodrigues FreireMazza Edições
Férus: o cão mais bravo da cidadeFrancisco Caldeira Godoy e Ana Caldeira GodoyCrivo Editorial (selo Crivinho)Livro escrito por dois autores mirins, são irmãos
Nico: o gato que tinha medo de alturaFrancisco Caldeira GodoyCrivo Editorial (Selo Crivinho)Livro escritor por uma criança
O sabiá e a meninaBeth TimponiCrivo Editorial (Selo Crivinho)
Vovó VigaristaDavid WalliamsIntrínsecaFinal emocionante
Uma viagem inesquecívelMarta ReisGeração Editorial (selo Geraçaozinha)
Um Ratinho no ViolãoMarta ReisGeração Editorial

Equipamentos Eletrônicos


A poesia e a lembrança de:
Isa de Oliveira
poetisa, escritora, artista, revisora, resenhista, agente de revisão, pesquisadora
Doutoranda em Estudos de Linguagens- Letras CEFET/MG (Histórias em Quadrinhos e Edição)
Mestra em Estudos de Linguagens-Letras CEFET/MG (Poesia digital, Ciberpoesia)
Pós-graduada em Gestão Cultural: Cultura, Mercado e Desenvolvimento – Senac/MG
Especialista em Comunicação:Imagens e Culturas Midiáticas – UFMG
Especialista em Linguística – Língua Portuguesa – UGF
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG
Graduada em Administração Pública – EG/FJP
Canais:
Instagram: @corujadasletras
Facebook: @corujadasletras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 − três =