Número de doadores de sangue tem 20% de queda em Betim


Na semana do Dia Mundial do Doador de Sangue, ocorrido no último domingo (14), a Fundação Hemominas Betim registrou uma queda de 20% nos agendamentos para a doação de sangue. Os estoques para os tipos sanguíneos O positivo e negativo, sendo esse último doador universal, estão em estado de alerta, o que significa que, se ninguém doar sangue hoje, em Minas, eles durariam por apenas cinco dias.

“A queda nos estoques de sangue pode comprometer os atendimentos, principalmente, nas emergências. O tipo sanguíneo O negativo, por ser compatível com todos os outros, é o mais utilizado nas emergências. Lembramos que o sangue é um produto insubstituível, quando indicado, dependemos da solidariedade de pessoas que doam o seu sangue para aqueles que precisam. Mesmo em tempos de pandemia, as doações continuam sendo necessárias. Há muitas pessoas que precisam das transfusões como parte essencial do seu tratamento”, salientou Viviane Guerra, gerente de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas. 

Diante da pandemia do novo coronavírus, os critérios para poder ser um doador sofreram algumas alterações. Candidatos que tenham viajado ou vindo de países com casos de infecções pela Covid-19 somente podem doar 14 dias após essas causalidades, desde que não apresentem nenhum sintoma do vírus.

Pessoas que foram infectadas pela doença somente podem doar 30 dias após completa recuperação da Covid-19, e candidatos que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica, devido ao contato com pessoas com sintomas de possível infecção, só podem doar após isolamento de 14 dias, sem apresentem sintomas depois disso.

Já quem apresentar sintomas de resfriado comum, sem história de viagem para áreas endêmicas ou contato com pessoas que vieram dessas áreas, somente estão aptos a serem doadores 30 dias após o término dos sintomas.

Para quem quiser se candidatar como doador, a Fundação Hemominas orienta para que a população agende suas doações de forma online por meio do endereço www.hemominas.mg.gov.br ou pelo MGapp. 

O objetivo é evitar aglomerações e fazer com que as doações ocorram da forma mais segura possível.
Em Betim, a Fundação Hemominas fica na rua Salvador Gonçalves Diniz, 191, no bairro Jardim Brasília, atrás do Hospital Regional. Mais informações: (31) 3512-1050.

Fonte do link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

11 + oito =