Nova suspeita de coronavírus em BH é em mulher de 49 anos internada


O novo caso suspeito de coronavírus em Minas Gerais, apresentado no boletim mais recente do Ministério de Saúde, apareceu em Belo Horizonte na última terça-feira (4). Trata-se de uma mulher de 49 anos internada em um hospital particular da cidade. Ela viajou ao longo do mês de janeiro pela maior cidade da China, Xangai, e retornou ao Brasil no último sábado (1°), segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). No momento, o quadro de saúde da paciente permanece estável. 

Segundo o órgão estadual de saúde, médicos que acompanham a mulher estão em contato direto com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância (CIEVS) para todas as orientações necessárias. Amostras já foram coletadas e estão em análise, mas ainda não há previsão para que as conclusões dos exames sejam publicadas. Todas pessoas com quem a mulher esteve em contato estão sendo acompanhadas, detalhou a SES. 

Suspeitas em BH

Trata-se do terceiro caso suspeito que aparece em todo o estado desde o início do surto, tendo sido os dois primeiros também registrados em Belo Horizonte. Ambos acabaram descartados nas últimas semanas após uma série de exames coordenados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).

O caso que mais causou susto na cidade, aliás, foi de uma estudante de 22 anos que esteve em Wuhan, na China, em dezembro para um intercâmbio. A cidade está no cerne da epidemia do novo vírus pelo mundo. Ao retornar ao Brasil, a garota apresentou os sintomas e precisou ser internada às pressas no Hospital Eduardo de Menezes, na região do Barreiro, mas após alguns exames foi descartada a hipótese. A unidade de saúde é referência no país em tratamentos de doenças infecto-contagiosas. 

Investigação no Brasil

Ao todo, o Brasil investiga nove casos suspeitos da doença. São três em São Paulo, três no Rio Grande do Sul, um no Rio de Janeiro, um em Santa Catarina e, agora, este em Minas Gerais. Ainda não há casos em que a suposta transmissão tenha acontecido no próprio país. 

Fonte do link