No primeiro dia da retomada de buscas, bombeiros encontram osso em Brumadinho


Nessa quinta-feira (27), dia marcado pela retomada das buscas às 11 vítimas desaparecidas após o rompimento da barragem B1, da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, os bombeiros encontraram um segmento corpóreo.

Segundo a corporação, o segmento de osso aparentemente humano, ao que tudo indica, fazia parte de um antebraço. Ele foi encontrado a aproximadamente 6 km do epicentro da tragédia, em uma área conhecida como Remanso 4.

O segmento foi enviado à perícia da Polícia Civil de Minas Gerais para os trabalhos de identificação. Ainda não é possível afirmar se ele fazia parte do corpo de uma pessoa já localizada.

Volta aos trabalhos

Desde 25 de janeiro de 2019, quando 270 pessoas foram soterradas pelo mar de rejeitos da mineradora Vale, 259 corpos foram encontrados. A expectativa, segundo o comandante da operação, coronel Alexandre Gomes Rodrigues, é conseguir encontrar o restante das vítimas até meados de novembro. “Pretendemos encerrar esta ocorrência ainda no período de estiagem, obviamente, com o encontro das 11 pessoas desaparecidas”, afirmou o militar.

MPF cobra da Vale indenização de R$ 54 bilhões devido à tragédia de Brumadinho

Enquanto as buscas estavam suspensas, devido à pandemia de coronavírus, os rejeitos foram drenados pela mineradora Vale, o que, conforme os bombeiros, deve dar celeridade às buscas. “Hoje, o militar retorna com o terreno seco, propício para as buscas serem feitas no local, sem necessidade de o material ser levado para outra área e só depois ser vasculhado, como ocorria anteriormente”, explica o coronel. 

A partir de agora, os bombeiros atuam em seis grandes frentes de trabalho dentro da mina. “Foi feito um estudo probabilístico de onde as vítimas podem ser encontradas. Por ter maior probabilidade de encontro, elegemos seis frentes prioritárias chamadas de áreas de remanso, próximo à pousada e ao pontilhão”, detalhou Rodrigues. 

Fonte do link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dois × um =