Município conclui aplicação da primeira dose na população adulta


Betim concluiu ontem a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid na população acima de 18 anos. O município também já encerrou a vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. 

Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas na cidade 393.476 doses, sendo que 282.367 pessoas já receberam ao menos uma aplicação. Já 100.020 munícipes tomaram as duas doses, e 11.089 foram vacinados com a dose única da Janssen, totalizando 111.109 pessoas com esquema vacinal completo. 

“De uma maneira pioneira, nós já vacinamos todos os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades na cidade. E encerramos, nessa sexta-feira (3), a vacinação, com a primeira dose, de toda a população adulta acima de 18 anos. Na última quinta-feira (2), também aplicamos a segunda dose no restante do setor da educação, o que inclui os trabalhadores do ensino médio da rede estadual, além dos profissionais das redes privadas e conveniadas”, salientou o prefeito Vittorio Medioli em pronunciamento nas redes sociais. 

Betim também já vacinou profissionais da rede municipal de educação – a primeira dose foi aplicada em junho, e a segunda, no mês passado. Os recém-chegados à rede também receberam a primeira dose. 

Agora, a expectativa do município é iniciar a vacinação em adolescentes de 12 a 17 nos que não têm comorbidades nos próximos dias, conforme o envio de mais vacinas pelo Estado. O secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, destacou o sucesso na vacinação de todos os grupos prioritários do Plano Nacional de Imunizações (PNI) e disse que aguarda a orientação da Secretaria de Estado de Saúde para avançar no grupo de crianças e adolescentes sem comorbidades de 12 a 17 anos. 

“O município concluiu a primeira dose dessa faixa etária que tem comorbidades concomitantemente à vacinação da população adulta. Encerramos todos os grupos do PNI, inclusive com a maioria recebendo a segunda dose, como educadores, idosos e trabalhadores da saúde e outros”, ressaltou Viana. 

Um dos impactos da vacinação é a queda no número de internados com Covid. Na quinta, o município registrou a menor quantidade de pacientes em ventilação mecânica no ano: 14. Em comparação com abril, a redução é de 83%.

Fonte do link

Compartilhe:

Comentários