Monumento na Praça Rio Branco, no Centro de BH, começa a ser restaurado


Após anos de descaso e má conservação, o imponente monumento “Liberdade em Equilíbrio”, de 21 metros de altura, começa a ser revitalizado pela prefeitura. A estrutura central compõe o projeto arquitetônico da Praça Rio Branco e marca o início da avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte.

Segundo a prefeitura, os trabalhos de restauração começaram em julho e devem terminar no final de setembro. Estão sendo investidos  R$190 mil no serviço.

Por enquanto, essa será a única intervenção na praça que fica em frente a rodoviária de Belo Horizonte. Mas de acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), há previsão de seja lançado até o fim do ano uma licitação de projeto para a revitalização do piso, bancos, adequação de hotspot, acessibilidade, tratamento das calçadas, inclusão de caminhos entre os canteiros, colocação de gramado e limpeza de monumentos.

Esse empreendimento consta no Orçamento Participativo Digital 2013.

Monumento histórico

O monumento “Liberdade em Equilíbrio”, é de autoria da artista plástica Mary Vieira, considerada como uma das precursoras do cinetismo – uma corrente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos ou ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças – no Brasil. A obra de arte está na Praça de 1982 e representa o momento de redemocratização pelo qual passa o país na época. Desde o ano passado, o monumento sofre com depredações e até com a urina, o que ameaçava a base da estrutura.

Fonte do link

Compartilhe:

Comentários