Ministério da Saúde credencia 23 centros de saúde para Covid-19 em favelas de BH


O Ministério da Saúde credenciou 23 centros comunitários de referência para enfrentamento da Covid-19 em favelas e comunidades de Belo Horizonte. O objetivo é reforçar a assistência à população no Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia, por meio de incentivo financeiro, e possibilitar a identificação e tratamento de casos leves de infecção por coronavírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, os centros comunitários são estruturas auxiliares, que têm o objetivo de garantir o diagnóstico precoce e o atendimento adequado de casos de síndrome gripal e Covid-19.

Segundo a pasta, esses estabelecimentos possibilitam que os demais serviços oferecidos pela atenção primária, como os de cuidados com a saúde da criança e acompanhamento de pessoas com doenças crônicas, sejam mantidos.

A partir do credenciamento, a transferência do incentivo financeiro de custeio mensal está condicionada ao cumprimento de requisitos, como adequação de espaço físico mínimo, horário de funcionamento e carga horária profissional. Além de Belo Horizonte, 18 cidades com favelas foram contempladas, e outros 34 centros comunitários foram credenciados no país.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Belo Horizonte identificou 51 centros de saúde que se enquadravam nas exigências da portaria do Ministério da Saúde que instituiu os centros comunitários de referência para enfrentamento da Covid-19. A pasta solicitou o credenciamento de todos eles, implantando as ações previstas e a adequação de recursos humanos para o cumprimento da portaria.

Segundo a SMSA, com o credenciamento, 23 deles passarão a receber um custeio temporário pelo serviço já prestado.

Veja a lista dos centros de saúde credenciados na capital:

C.S. Alto Vera Cruz
C.S. Cabana
C.S. Cafezal
C.S. Califórnia
C.S. Conjunto Paulo VI
C.S. Efigênia Murta – Conjunto Ribeiro de Abreu
C.S. Francisco Gomes Barbosa – Tirol
C.S. Goiânia
C.S. Havaí
C.S. Independência
C.S. Mariano de Abeu
C.S. Marivalda Baleeiro
C.S. Novo Horizonte
C.S. Padre Tarcísio
C.S. Paraíso
C.S. Pilar – Olhos D’Água
C.S. São Paulo
C.S. Taquaril
C.S. Ventosa
C.S. Vila Cemig
C.S. Vila Leonina
C.S. Vila Maria
C.S. Vila Pinho

Fonte do link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

nove + catorze =