Minas terá que aumentar em nove vezes o número de testes no pico da pandemia


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) estima que o pico da pandemia de coronavírus ocorra no dia 15 de julho, quando 2.180 pessoas deverão ser diagnosticadas com a doença em um só dia. Entretanto, para se chegar nesse número de resultados positivos, a quantidade de testes feitos na população terá que ser aumentada, no mínimo, em nove vezes na rede pública.

Segundo dados da pasta, atualmente, são realizados em média 1.005 testes por dia no Estado. Considerando a positividade observada para os testes de RT-PCR realizados na rede pública na última semana, de 23%, seriam necessários realizar um total de 9.478 testes para que sejam confirmados os casos esperados no pico.

“Esse número total de testes representa a realização de 45 testes a cada 100 mil habitantes do Estado de Minas Gerais no dia do pico da pandemia”, informou o governo.

De acordo com a pasta, para aumentar tanto o número de exames feitos em pouco mais de um mês, será necessário ampliar os critérios de testagem com a compra dos insumos necessários, validação de testes existentes e de novos protocolos de testagem e habilitação de novos laboratórios.

Em entrevista exclusiva a O TEMPO, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que pelo menos 150 mil kits de testes diagnósticos do novo coronavírus serão estocados pelo governo de Minas Gerais para quando a pandemia atingir o pico. “Efetivamente, estamos fazendo certo estoque para dias piores, porque sabemos que a tendência é haver mais casos para frente. Os 150 mil testes que compramos foi para ter um estoque regulador. Se houver qualquer problema com o ministério, temos que ter condição de segurar um pouco a barra”, detalhou.

Minas Gerais recebeu cerca de 160 mil testes do tipo PCR do Ministério da Saúde. Além desses, o governo estadual comprou outros 150 mil — 50 mil deles já chegaram a Minas e mais 100 mil estão previstos para daqui a 20 dias.

Números atuais

A SES detalhou o quantitativo de exames para detecção da Covid-19 realizados pelos laboratórios da rede pública:

Total: 26.041
Positivos: 2.622
Negativos: 22.575
Inconclusivos*: 274
Resultados liberados: 25.471
Em análise: 570

*As amostras com resultado inconclusivo no exame são analisadas novamente. Caso o resultado se repita, o laudo é liberado como inconclusivo.

Sobre a rede privada, foram compilados 33.586 testes, sendo 3.684 exames positivos.

Minas Gerais chegou a 17.501 infectados e 409 mortos pelo novo coronavírus nesta quarta-feira (10), segundo boletim da SES.

Fonte do link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

treze + onze =