Minas e BH registram menores temperaturas do ano nesta terça-feira



 
Como era previsto há alguns dias, a chegada de uma massa de ar frio voltou a derrubar as temperaturas em Minas Gerais e novos recordes foram registrados nesta terça-feira (20/7). 
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Belo Horizonte teve a menor temperatura do ano. Entre 4h e 5h, os termômetros marcaram 7,6°C na Estação Meteorológica da Pampulha. O recorde anterior era do último dia 5, com 8,8°C, no mesmo local. Na Estação do Cercadinho, na Região Oeste, o frio foi de 8,8°C.
Já a menor temperatura de 2021 em Minas Gerais ocorreu hoje em Maria da Fé, com -5°C. A previsão é de que o frio continue ao longo da semana. “A massa (de ar frio) já começou a agir ontem à noite, diminuindo a temperatura e provocando geadas no Sul”, explicou o meteorologista do Inmet, Claudemir Azevedo. 
Ele listou outras cidades que começaram o dia com frio hoje. Em Florestal, na Grande BH, a temperatura mínima foi 1,1°C. De volta ao Sul, Passos teve1,4°C, Varginha teve 0,8°C, em Machado, 5,5°C, e Passa Quatro teve 8,2°C. 
Também há frio nas regiões Oeste e Triângulo. Em Divinópolis, foram 4°C hoje. Uberlândia teve 8°C de Mínima e Conceição das Alagoas registrou -0,9°C. 
“De maneira geral, frio principalmente no Sul, Oeste, Triângulo e Central, além da Zona da Mata. Hoje se estende até o Norte e Leste de Minas, que podem ter mínimas abaixo de 10°C”, detalhou Azevedo. 
A massa de ar frio também deve diminuir as temperaturas máximas. Belo Horizonte, por exemplo, registrou 28°C na tarde passada (19/7). Hoje, deve alcançar apenas 23°C. Já a máxima do estado ontem foi de 36°C no Norte de Minas, com possibilidade de cair hoje para 33°C. 
A umidade relativa do ar segue baixa nas Regiões Sul, Triângulo e Oeste. Em Belo Horizonte, os índices devem variar entre 15% e 20%. Ainda segundo Claudemir Azevedo, o frio e as variações de temperatura das últimas semanas ocorrem dentro do previsto  para o inverno de 2021 em Minas. 

Fonte do link

Compartilhe:

Comentários