Mais faixas exclusivas em vias de BH são liberadas para táxis; veja quais


Taxistas já podem circular nas faixas exclusivas para ônibus na avenida Nossa Senhora do Carmo e na avenida Cristiano Machado, mas nesta apenas entre o Anel Rodoviário e a avenida Vilarinho. A medida da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) pretende atender uma reivindicação antiga dos motoristas de táxi, para ampliar as vias de acesso a que eles têm acesso e melhorar o trânsito.

Com a nova determinação, sobe para oito o número de pontos da capital cujas faixas exclusivas podem ser acessadas por esses profissionais para transportar seus passageiros. Além das duas novas, taxistas podem trafegar pelas faixas exclusivas das avenidas Antônio Carlos, D. Pedro I, Pedro II, Carlos Luz, Antônio Abrahão Caram e Coronel Oscar Paschoal.  

Contudo, há algumas regras a que os motoristas de táxi precisam estar atentos para evitar multas ou advertências. O acesso às faixas exclusivas nas avenidas Antônio Carlos, D. Pedro I e Cristiano Machado só é permitido àqueles que estão com passageiros à bordo. Assim, nas outras, os taxistas podem dirigir por elas mesmo sem clientes. Além disso, nos arredores da Estação Pampulha, o limite máximo de velocidade é 30 km/h. 

Para dirigir por essas faixas antes restritas a ônibus, taxistas precisam acender os faróis e deixar ligado o eletrovisor. Outra regra, também válida para todas as avenidas em que o acesso é permitido, é não realizar o embarque ou desembarque de passageiros ao longo das pistas exclusivas. Os pontos de entrada e saída nessas pistas estão sinalizados. 

Fim de semana é liberado a todos

Há pouco mais de dois anos, desde junho de 2017, é liberada a circulação de todos os tipos de veículos nas faixas exclusivas, em quase todas as vias da capital mineira, aos fins de semana (nos sábados apenas a partir das 14h) e feriados. A medida só não é válida para esse tipo de faixa na avenida Vilarinho e no Viaduto Leste. 

Saiba em quais avenidas de BH motoristas de táxi podem circular pelas faixas exclusivas: 

– Pistas exclusivas do MOVE da avenida Presidente Antônio Carlos;

– pistas exclusivas do MOVE da avenida Dom Pedro I;

– pistas exclusivas do MOVE da avenida Cristiano Machado, no trecho entre a rua Jacuí (Bairro da Graça) e o viaduto Hélio Pelegrino (bairro São Paulo);

– faixas exclusivas do transporte coletivo da avenida Cristiano Machado, entre o Anel Rodoviário e a avenida Vilarinho;

– faixas exclusivas por ônibus na avenida Pedro II;

– faixas exclusivas da avenida Pres. Carlos Luz;

– faixas exclusivas da avenida Antônio Abrahão Caram;

– faixas exclusivas da avenida Coronel Oscar Paschoal;

– faixas exclusivas da avenida Nossa Senhora do Carmo.

Fonte do link