Lavar as roupas em lavanderias não apresenta risco adicional de transmissão do vírus



Tenho roupas que estão, ainda, na lavanderia. Qual é o risco de estarem contaminadas? Devo pedir para lavar outra vez, descartar, lavar em casa?
Wladimir Queiroz, infectologista do Instituto Emílio Ribas, afirma que considerando o processo das lavanderias, que usa não só água e sabão como altas temperaturas, não há risco de contaminação adicional.
Os produtos utilizados na lavagem a seco também inativam o vírus, e o ferro de passar em temperatura alta ajuda na quebra da capa proteica do Sars-CoV-2, diz.
Assim, uma roupa que já foi lavada dificilmente terá o vírus ativo. Na dúvida, pode-se deixá-la sem uso por mais um tempo em casa.
Estudos com o Sars-CoV-1, que causou a epidemia de Sars em 2003, mostraram que, segundo sua concentração, o coronavírus podia ser eliminado de tecidos em 5 minutos, 3 horas ou 24 horas.
‘A lavanderia já é um espaço de onde se espera o asseio. Se não tiver condições adequadas para lavagem e passagem das roupas, não é segura em nenhum momento, independente da pandemia.’ (Ana Bottallo)
Leia mais (05/24/2020 – 20h51)

Fonte do link