Jogo de tabuleiro cria uma forma lúdica de conexão com a história de BH


A avenida Afonso Pena é um dos maiores símbolos de Belo Horizonte. Local de encontro para um café ou de passagem de centenas de milhares de trabalhadores, esse pedaço da capital guarda história, cultura e memórias de uma cidade. Tema de crônicas de Carlos Drummond de Andrade, o percurso da emblemática avenida agora ilustra um jogo de tabuleiro que fala de BH de uma maneira lúdica. Com inspiração em games como Banco Imobiliário, Jogo da Vida e Show do Milhão, o Jogo de Beagá, que será lançado nesta terça-feira (14) (detalhes no fim da matéria), utiliza elementos da Afonso Pena para resgatar casos e curiosidades da cidade por meio de um teste de conhecimento divertido.

Da Praça da Rodoviária à Praça do Papa (o trajeto da avenida foi ampliado a fim de alcançar um dos ícones da capital), os jogadores vão passar pelo Palácio das Artes, Parque Municipal, Casa Bonomi, Café Nice, o Edifício Ibaté, primeiro arranha-céu da cidade, e Praça da Bandeira. Nesse percurso, eles terão de responder a algumas perguntas. Trezentas cartas com perguntas sobre a história, o território e curiosidades de BH ditam a dinâmica do game.

Projeto criado pela Made in Beagá, loja inaugurada há cinco anos por Guilherme Pertence e Felipe Martins, o Jogo de BH começou a ser gestado no fim de 2020. Em janeiro deste ano, Martins e Virgínia Sasdelli, parceiros no Tanto de Trem Podcast, lançaram um vídeo-passeio pela Afonso Pena e suas peculiaridades.

Da ideia de lançar uma tabuleiro com o percurso da avenida ilustrado pelo artista Raul Pixel veio o outro passo. E se o projeto se desdobrasse em um jogo com cartas, regras e peões? Aprovado em um edital da Belotur, o Jogo de Beagá agora ganha vida.

“Nós quisemos fazer um jogo com viés de conhecimento da cidade. A gente fala que é uma maneira de reconhecer a capital de Minas Gerais com jogabilidade. Tem cartas fáceis e difíceis, e colocamos uma classificação etária a partir de 12 anos. É uma idade que os meninos já têm certo entendimento sobre a cidade”, explica Felipe Martins.

O Jogo de Beagá é, como diz Martins, mais um filho da Made in Beagá. Quando, em 2016, ele e Pertence criaram a marca, o objetivo era valorizar a cultura e o artista local por meio de artigos de decoração, roupas, papelaria e itens diversos que trouxessem uma nova perspectiva sobre a cidade. O game, agora, é mais uma realização da dupla.

“Sempre tivemos um olhar de mostrarmos BH de uma nova forma, de entender a cidade e suas referências e culturas. Essa percepção sobre BH é uma construção coletiva: tem o Carnaval, o CURA, as ações de produtores locais e as feiras como propósito de valorização da cidade, que agora é referência de um jogo”, pontua Felipe Martins, que ressalta o envolvimento de profissionais de Belo Horizonte na concepção do jogo, entre eles o historiador Daniel Queiroga e a designer Lu Gondim, responsável pela finalização da identidade visual: “Nosso nome não é à toa. Valorizamos sempre a produção local, mas também com um raio de abrangência para a região metropolitana”.

 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por MADE IN BEAGÁ (@madeinbeaga)

Há uma semana, o Jogo de Beagá ganhou o espaço do Sesc Palladium. Até abril de 2022, quem passar por lá poderá participar da intervenção que faz parte da exposição “BH: Cidade Fantástica”, cujo objetivo é transformar a capital em um parque de diversões. No caso do jogo, um tabuleiro de 8 x 8 metros foi montado e a ideia é criar partidas nas quais as pessoas se movimentam pelo piso.

Lançamento

O Jogo de Beagá, projeto da Made in Beagá, será oficialmente lançado em uma live nesta terça (14), a partir das 18h30 no Instagram @madeinbeaga. No evento, patrocinado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur e que conta com a participação do historiador Daniel Queiroga, responsável pela elaboração das cartas do jogo, Felipe Martins e Guilherme Pertence falam sobre o processo de criação do game e exibem o making of com imagens da produção do jogo e um vídeo recreativo que imita as propagandas de brinquedos ao estilo anos 90. O Jogo de Beagá será vendido no site da Made in Beagá ou na loja física, localizada no Mercado Novo.

 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por MADE IN BEAGÁ (@madeinbeaga)



Fonte do link

Compartilhe: