Governo Bolsonaro passa pela maldição do terceiro ano de mandato



O governo Bolsonaro vai passando pela maldição do terceiro ano de mandato. Outros presidentes anteriormente passaram por conjunturas críticas muito adversas em seus terceiros anos –alguns afundaram, outros conseguiram fazer a coordenação política necessária para a travessia.

Collor e Dilma afundaram em seus terceiros anos. O primeiro definitivamente em 1992 com o impeachment e a segunda com as manifestações de 2013 que, mal respondidas, deram o start para o que aconteceu em 2016. FHC e Lula também tiveram seus anos malditos, mas conseguiram arregimentar forças políticas para equilibrar o jogo e fazer uma transição pacífica.

FHC enfrentou a crise asiática em 1997, mas conseguiu evitar um desastre pior e ainda foi reeleito. Não teve tanta sorte em seu terceiro ano com o apagão de 2001, que ajudou na derrota de Serra no ano seguinte. Lula teve seu momento maldito no mensalão de 2005, mas que conseguiu passar e ser reeleito no ano seguinte. Em 2009 foi o ano do rescaldo da crise do final de 2008, que dada a nossa situação ainda positiva, conseguiu ajudar o presidente a eleger Dilma em 2010.
Leia mais (09/01/2021 – 18h12)

Fonte do link

Compartilhe:

Comentários