Festival Florença leva cultura e gastronomia a Brumadinho


Mudar, transformar. É com esse intuito que o Festival Floresça chega hoje a Brumadinho, na região metropolitana, unindo cantores mineiros e moradores da cidade para fazer a prosperidade voltar à região afetada pela lama do rompimento da barragem I da mina de Córrego do Feijão, em janeiro deste ano. Gratuita, a programação acontece das 9h às 22h. O palco montado na comunidade Parque da Cachoeira vai receber apresentações de artistas como Rafaella Ramos, Letícia Carvalho, Suelen Araújo e o Trio Gandaiêra.

Carol Antunes, diretora do Instituto NaAção – idealizador do festival –, afirma que a programação foi pensada, principalmente, na “representatividade local”. “Teremos desfiles com crianças e adolescentes de Brumadinho para que eles se sintam valorizados”, explica Carol. 

De acordo com ela, a proposta do Festival Floresça é impulsionar a economia de Brumadinho, muito afetada pela tragédia. O evento vai gerar cerca de 25 postos de trabalhos temporários para integrantes do Coletivo Mulheres do Parque da Cachoeira, que vão cuidar das barracas de gastronomia. “Cada uma vai fazer e vender um prato típico mineiro diferente”, revela Carol. 
“Com ou sem mineração, a vida segue. Esse crime não pode tirar os sonhos deles (moradores)”, afirma. 
 

Entenda. O evento é o primeiro do projeto do Festival das Estações, idealizado pelo Instituto NaAção. Os festivais vão representar as estações do ano – o de hoje simboliza a primavera. 

Destaques:

9h: Rua de Lazer, brincadeiras, desfile de moda
13h: Show de Rafaella Ramos
14h: Show de Jeferson Gouveia
15h30: Intervenção artística “Memórias de um Quilombo”
16h10: Show de Letícia Carvalho
17h: Show de Suelen Araújo
18h: Show do Trio Gandaiêra
20h30: DJ Rai Olympio

Fonte do link