Felipe Azevedo marca no fim e América empata contra a Ponte Preta


Único mineiro vivo na Copa do Brasil, o América iniciou nesta quarta-feira (16), contra a Ponte Preta, a disputa da quarta fase da competição. Em Campinas, os primeiros 90 minutos entre as duas equipes foram marcados pelo equilíbrio, e o resultado final mostrou bem o que foi o jogo, 2 a 2. A Macaca abriu o placar aos cinco minutos do primeiro tempo com Moisés, e os americanos empataram com Marcelo Toscano aos 43. Na segunda etapa, os campineiros ficaram na frente, mais uma vez, aos 29 da segunda etapa, em outra jogada pelo alto e cabeceio de Matheus Peixoto. Mas o América empatou no últimos minutos, aos 47, com gol de Felipe Azevedo, que retornou após se recuperar de lesão.

O time comandado pelo técnico Lisca, conseguiu superar os vários desfalques. A dupla titular na zaga foi vetada por testar positivo para a Covid-19 (Eduardo Bauermann e Messias). O meia Matheusinho também ficou de fora por lesão na coxa direita.

O jogo de volta da Copa do Brasil, está marcado para a próxima terça-feira (22), às 21h30, no Inpendência. O América não deve contar mais uma vez com a defesa titular, e o lateral-esquerdo João Paulo será reavaliado, pois saiu do gramado do Moisés Lucarelli sentindo dores musculares. A Ponte não terá o volante Dawhan, que levou cartão amarelo e irá cumprir suspensão.

Primeiro tempo

O América começou bem a partida, pressionando a saída de bola do adversário, até chegar com perigo, aos 3 minutos, com invasão do lateral João Paulo na grande área, pela esquerda e cruzamento que a defesa cortou para escanteio. No lance seguinte, aos 5 minutos, na primeira investida da Ponte Preta saiu o gol de Moisés, que recebeu o cruzamento da esquerda, subiu livre na área e cabeceou para as redes.

Depois, os goleiros pouco trabalharam. Os mineiros permaneceram mais tempo no campo de ataque, porém, sem oferecer perigo. Aos 29 minutos, o Coelho conseguiu boa jogada na esquerda, com o Marcelo Toscano que cruzou no segundo poste, achou Rodolfo livre, mas o cabeceio foi sobre o gol. Sem grandes jogadas dos dois lados, o clima esquentou na partida pelas duras faltas cometidas pelas equipes, resultando em dois cartões amarelos para jogadores da Macaca (Lazaroni e Dawhan).

Com o jogo muito truncado, o alívio americano veio na persistência de Léo Passos. O atacante roubou a bola na direita, após escorregada de Lazaroni, invadiu a área, cruzou rasteiro e o Marcelo Toscano completou para fazer o gol de empate, aos 43 minutos. Antes do fim do primeiro tempo, o América ainda teve uma chance com o meia Alê, num chute na entrada da área que o goleiro Ivan espalmou para escanteio.

Segundo tempo

Na segunda etapa, a Ponte Preta voltou modificada. O técnico João Brigatti substituiu os jogadores que foram amarelados no tempo inicial e mexeu no ataque. Os donos da casa adiantaram a linha de marcação e surpreendeu o América em algumas oportunidades com João Paulo e Matheus Peixoto, no entanto, Cavichiolli não teve muito trabalho.

Assim como no primeiro tempo, boa parte da etapa seguiu com poucas chances criadas, e com o jogo pegado, o lateral-esquerdo João Paulo sentiu dores na coxa direita e foi substituído por Sávio. Na sequência, Lisca chamou para o jogo os atacantes Neto Berola e Felipe Azevedo, recuperado de lesão.

Enquanto as substituições do Coelho não surtiram efeito, a Ponte chegou ao segundo gol com 29 minutos. Após lançamento, Matheus Peixoto fez o pivô e cabeceou para esquerda, Bruno Rodrigues foi ao fundo, cruzou, e desta fez Peixoto desviou para o gol.

Pela frente

No próximo sábado (19), as duas equipes entram em campo pela 10ª rodada da Série B. Às 16h30, os americanos recebem o Figueirense, no Horto e a Ponte Preta também joga em casa, contra o Operário, às 19h.

O jogo de volta da quarta fase da Copa do Brasil está marcado para a próxima terça-feira (22), às 21h30, na Arena Independência. Não há gol qualificado como critério de desempate.

Ficha técnica:

Ponte Preta 2×1 América

Ponte Preta: Ivan, Apodi, Wellington Carvalho, Alisson e Guilherme Lazaroni (Ernandes); Dawhan (Bruno Reis), Luís Oyama e João Paulo (Osman); Moisés (Luan Dias), Matheus Peixoto (Zé Roberto) e Bruno Rodrigues. Técnico: João Brigatti.

América: Matheus Cavichiolli, Diego Ferreira, Joseph, Anderson e João Paulo (Sávio); Zé Ricardo, Juninho e Alê; Léo Passos (Neto Berola), Marcelo Toscano (Felipe Azevedo) e Rodolfo (Vitão). Técnico Lisca.

Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas – São Paulo.

Árbrito: Daniel Nobre Bins (RS)

Gols: Moisés (P), aos 5 minutos (1T); Marcelo Toscano (A), aos 43 minutos (1T); Matheus Peixoto (P), aos 29 minutos (2T); Felipe Azevedo (A), aos 47 minutos (2T)

Cartões amarelos: Ygor Vinhas, Guilherme Lazaroni, Dawhan (P)

Cartões vermelhos: não teve

Fonte do link