Falta orientação adequada para paciente aderir ao tratamento de insuficiência cardíaca

0
3
Gostou do post?



??Apesar de avanços recentes no tratamento da insuficiência cardíaca, grande parte dos pacientes ainda não segue as recomendações médicas e abandona medicamentos e exercícios, aumentando as chances de novas internações no futuro.

Para especialistas, que trataram do tema durante o seminário Coração Fraco, a falta de compreensão da importância dos remédios e do programa de reabilitação é o que muitas vezes leva os pacientes a desistirem do tratamento.

“A insuficiência cardíaca traz consigo uma polifarmácia, e o paciente não entende por que tem que tomar tudo aquilo, ou então para porque está sentindo algum efeito adverso”, afirmou Sabrina Bernardez Pereira, coordenadora dos Protocolos Assistenciais Gerenciados e do Escritório de Valor do Hospital do Coração (HCor).

Segundo a representante do HCor, há também os que desistem por negarem ter a doença, em função da depressão associada a ela.

Os pacientes não são, porém, os únicos responsáveis pela descontinuidade do tratamento. “A gente joga muito no colo do paciente o controle da doença e deixa de lado a responsabilidade do médico. Menos de 50% recebem orientação adequada em relação à piora de sintomas e ao que fazer”, disse Sabrina.
Leia mais (03/28/2019 – 02h00)

Fonte do link

Comentários no Facebook