‘Falas Negras’ mostrou ótimos atores que poderiam ser mais bem aproveitados pela TV

Na sexta passada (20), a Globo transmitiu o que talvez seja o programa mais importante da TV brasileira em 2020. Concebido por Manuela Dias (autora da novela “Amor de Mãe”) e dirigido por Lázaro Ramos, o especial “Falas Negras” transformou textos e depoimentos de figuras históricas e contemporâneas em monólogos impactantes.

Todos os vultos retratados eram negros que se destacaram de alguma forma na luta contra a escravidão, o racismo e a desigualdade, desde o século 17 até os dias de hoje. E todos foram interpretados por excelentes atores negros ? alguns famosos; outros, praticamente desconhecidos pelo público da TV aberta.

“Falas Negras”, que já seria um projeto importante em circunstâncias normais, ganhou ainda mais pungência por causa de uma tragédia ocorrida na véspera da exibição: o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, um homem negro, por dois seguranças de um supermercado da rede Carrefour em Porto Alegre (RS).

A comoção que tomou boa parte do Brasil por causa desse crime bárbaro encontrou sua catarse no final do programa. Foi impossível conter as lágrimas diante das atuações de Silvio Guindane e Tatiana Tibúrcio.
Leia mais (11/23/2020 – 17h05)

Fonte do link

Dicas de Ouro da Maria Luiza