Enem 2020: Matemática vai concentrar 25% dos pontos totais do exame


Os estudantes que vão prestar o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no próximo domingo, precisam ficar atentos, principalmente às questões de matemática. A disciplina compõe sozinha a área chamada de Matemática e suas Tecnologias, um dos quatro campos de conhecimento da prova. Dessa forma, dos 90 pontos do segundo dia de prova, 45 pontos – ou seja, metade da prova – serão dedicados à matéria. A área também corresponde a um quarto dos 180 pontos da prova objetiva, aplicada nos dois dias.

No segundo dia de provas, os estudantes também vão responder a questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que é composta pelas disciplinas de biologia, química e física. Aluno do pré-Enem do Chromos, Wyatt Nicolas de Carvalho, 20, afirma que tem facilidade com matemática, mas pondera que o mais difícil vai ser driblar o nervosismo.

“Eu tenho facilidade com matemática e os números, mas o que mais me assusta no segundo dia é a questão do nervosismo e da resistência, principalmente em matérias como física, nas quais eu tenho mais dificuldade. E vejo que alunos em geral também têm esse problema, principalmente com física e química”, explica o candidato do Enem.

O objetivo de Wyatt Carvalho é cursar ciências biológicas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Caso não consiga ser aprovado nesse exame, o estudante não descarta usar a nota para fazer o curso em faculdades públicas de outros Estados.

Nesta semana entre provas, a estratégia adotada por ele é manter a rotina de estudos, tentando intercalar com momentos de descanso. “Eu estou treinando muito em cima de exercícios, vendo um pouco a parte teórica, mas também equilibrando com exercícios físicos e momentos de distração. Porque, neste momento, a gente precisa mais é de revisar a matéria. O que a gente tinha que aprender já foi durante o ano. Já o descanso e a saúde mental são pontos importantes, que também vão ser decisivos para a prova de domingo”, afirma o estudante.

Recomendação

Coordenadora do curso Pré-Enem do Chromos, Denise Arão afirma que a orientação dos professores para essa fase é que os candidatos mantenham o ritmo de estudos também durante a semana. “A recomendação é que eles mantenham a rotina de estudo até sexta-feira. Já no sábado, é importante dar uma relaxada. E partir pra cima no domingo. Porque, se você desacelerar agora para fazer a prova só no domingo, o corpo se adapta e se acomoda. Então é deixar pra descansar totalmente apenas na segunda-feira que vem mesmo”, afirma.

Abstenção

Segundo o Inep, o primeiro dia de provas teve 51,5% de abstenção. Isso significa dizer que cerca de 2,8 milhões de candidatos faltaram à prova.

Ônibus e metrô vão ter horários ampliados

Assim como no primeiro dia de provas do Enem, os ônibus coletivos e o metrô vão circular no próximo domingo com ampliação de horários para evitar aglomerações nas estações.

No caso dos ônibus, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou que serão reforçados os quadros de horários de 102 linhas que atendem locais de prova. Serão 1.398 viagens extras nos intervalos que antecedem a prova, das 9h30 às 12h30; e também após os exames, das 18h às 19h30.

“Nas instituições que recebem grande número de candidatos, como universidades e centros universitários, serão realizadas operações especiais de trânsito para priorizar a chegada dos candidatos, impedir fechamento de cruzamentos, auxiliar pedestres nas travessias e orientar motoristas sobre locais permitidos de estacionamento”, informou a BHTrans, por meio de nota.

Já em relação ao metrô, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que administra as linhas em BH, informou que todas as estações vão ser abertas às 5h40 e permanecerão funcionando até as 21h30. “Das 10h às 13h, o intervalo entre as viagens será de 15 minutos. Nos demais horários, será de 25 minutos”, detalhou nota da empresa.

“A CBTU-BH orienta que os inscritos estejam atentos ao horário de funcionamento do metrô e aos intervalos das viagens e se programem para chegar ao local de prova com antecedência”, reforça o texto da companhia.

Batalha

A Defensoria Pública da União (DPU) pediu na Justiça, na última segunda-feira, o adiamento do segundo dia de provas do Enem e a reaplicação do exame para quem faltou no primeiro dia. A ação tem abrangência nacional e vai ser analisada pela 12ª Vara Cível Federal do Estado de São Paulo.

Reclamações

A DPU também criou um canal para que os participantes do Enem enviem relatos de problemas verificados nos dias da prova. Interessados em compartilhar as situações que consideraram irregulares devem preencher formulário no site da DPU: www.dpu.def.br.

Prouni

O MEC divulgou ontem os aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2021. A lista está no prouni.portal.mec.gov.br. Para ter bolsa integral, é preciso que o candidato tenha feito no mínimo 450 pontos no último Enem e não tenha zerado a redação.

Fonte do link