Em meio a imbróglio sobre reabertura, Kalil se reúne com presidente do TJMG


O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), se reuniu nesta quinta-feira (13) com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, durante uma visita à Corte, localizada na região Centro-Sul da capital.

Tanto o TJMG quanto a assessoria de imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informaram que o encontro foi apenas uma cortesia, mas o Executivo confirmou que também teve como pauta os “precatórios municipais”.

A visita ocorre em meio a um imbróglio entre a PBH, o TJMG e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Isso porque o Executivo municipal decidiu flexibilizar o funcionamento do comércio não essencial na cidade, contrariando uma decisão judicial que obriga os municípios mineiros a seguirem o programa estadual de reabertura, o Minas Consciente.

Em razão disso, o MPMG emitiu uma recomendação à PBH para o prefeito voltar atrás e fechar novamente os estabelecimentos comerciais, sob a pena de ser ajuizada uma Ação Civil Pública contra a prefeitura. Mesmo assim, Kalil anunciou que não vai acatar o pedido.

Também participaram da reunião desta quinta o secretário municipal de Fazenda, João Antônio Fleury Teixeira; o procurador-geral do município, Castellar Modesto Guimarães Filho; o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador José Arthur Filho; e o coordenador da Central de Precatórios do Tribunal, juiz Christian Garrido Higuchi.

Fonte do link