Dia do Metalúrgico


A metalurgia estuda a origem e os processos para a produção de metais e suas ligas, bem como o seu emprego.

Dos minérios às aplicações finais. A idade dos metais começou há mais de 5.000 anos, e as ferramentas de cobre foram as primeiras a apoiar as atividades agrícolas do ser humano.

Os metais estão presentes nas nossas vidas desde a geração e transmissão de energia; saneamento básico e equipamentos de saúde; comunicação; mobilidade; e infraestrutura.

O aço, que tem o ferro como o principal metal presente na sua composição, é um dos materiais de engenharia mais importantes para uma sociedade sustentável.

A adição de gramas de nióbio por tonelada de aço aumenta a sua resistência, permitindo a realização de mais projetos com menos recursos naturais, menor consumo de energia e menor emissão de dióxido de carbono.

O uso desses materiais avançados na construção civil, por exemplo, garante estruturas mais resistentes e seguras.

Em outra ponta, esses novos desenvolvimentos tecnológicos fomentam processos mais sustentáveis e eficientes, pois a utilização de aços de alta resistência gera uma significativa desmaterialização nas construções.

As ligas com nióbio, por exemplo, oferecem atributos que permitem uma redução média de 20% no volume de aço e de outros metais empregados nos projetos. Essas tecnologias também levam a uma verdadeira revolução no segmento da saúde, com propriedades de supercondutividade e aplicações em equipamentos de ressonância magnética e tomógrafos.

Parabéns, neste 21 de Abril, a todos os brasileiros que participam da cadeia de valor da metalurgia e da siderurgia.

Fonte do link

Compartilhe:

Comentários