Dengue avança, e país já registra 229 mil casos neste ano



Após trégua, a dengue voltou a avançar neste ano em diferentes regiões do país. Dados de um novo boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (25), mostram que o Brasil já soma 229.064 casos da doença até 16 de março.

Para comparação, no mesmo período do ano passado, foram 62.904 casos, o que representa um crescimento de 224%. 

O total de registros neste ano, porém, ainda é menor em comparação ao último em que houve epidemia da doença -caso de 2016, quando houve 857.344 apenas de janeiro a março.

Ainda assim, o aumento de casos de dengue tem preocupado autoridades de saúde. A avaliação é que, após quase três anos com registros em queda, é necessário voltar a preparar equipes de saúde para o avanço da doença, cujo diagnóstico rápido é fundamental para evitar o agravamento dos casos.

“O Brasil vem de dois anos seguidos com baixa ocorrência de dengue, portanto é necessário que os profissionais de saúde estejam atentos a esse aumento de casos. Quanto mais cedo o paciente for diagnosticado e der início ao tratamento, menor o risco de agravamento da doença e de evoluir para óbito”, afirma o secretário de vigilância em saúde do ministério, Wanderson Oliveira.

Somente neste ano, já foram confirmadas 62 mortes pela doença, um aumento de 67% em comparação ao mesmo período de 2018. Deste total, 31 foram registradas em São Paulo, estado que já soma 83 mil casos de dengue. No mesmo período de 2018, foram 3.734 casos.
Leia mais (03/25/2019 – 11h17)

Fonte do link

Comentários no Facebook