Crianças mais velhas propagam a Covid-19 tanto quanto adultos, revela estudo



No acalorado debate sobre a reabertura das escolas, uma pergunta urgente é se as crianças podem disseminar o vírus, e com que eficácia.

Um grande estudo na Coreia do Sul oferece uma resposta: as crianças menores de 10 anos transmitem para outras pessoas com muito menos frequência que os adultos, mas o risco não é zero. E as entre 10 e 19 anos podem propagar o vírus de forma tão eficaz quanto os adultos.

As conclusões sugerem que quando as escolas reabrirem, as comunidades verão brotar núcleos de infecção que incluem crianças de todas as idades, advertiram vários especialistas.

“Temo que tenha havido uma sensação de que as crianças simplesmente não se infectam da mesma maneira que os adultos, e portanto são uma população quase contida numa bolha”, disse Michael Osterholm, especialista em doenças infecciosas na Universidade de Minnesota.

“Haverá transmissão”, disse o doutor Osterholm. “O que temos de fazer agora é aceitar isso e incluí-lo em nossos planos.”

Vários estudos da Europa e da Ásia sugeriram que crianças pequenas têm menor probabilidade de se infectar e espalhar o vírus. Mas a maior parte desses estudos eram pequenos e continham defeitos, segundo o doutor Ashish Jha, diretor do Instituto de Saúde Global da Universidade Harvard.

O novo estudo “foi feito muito cuidadosamente, é sistemático e analisa uma população muito grande”, disse Jha. “É um dos melhores estudos que tivemos até agora sobre essa questão.”
Leia mais (07/20/2020 – 17h35)

Fonte do link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezenove − 18 =