Coronavírus: Divinópolis é a 1° cidade de MG com suspeita de transmissão local


Divinopólis é a primeira cidade de Minas a avançar para a fase II do protocolo de cuidados com o coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) afirmou nesta sexta-feira (13), que a cidade já tem suspeita de um caso de transmissão local do novo coronavírus, ou seja, sem que o paciente tenha ido a outro país ou tido contato com quem esteve no exterior. Por isso, a recomendação é que a população fique em casa. 

Atualmente, o município possui 12 casos notificados. Destes, um confirmado, dois descartados e outros nove, seguem em análise. A previsão é que nas próximas semanas seja identificado o histórico de contaminação dos novos casos. 

Com a segunda fase do protocolo de cuidados com o vírus, os pacientes sintomáticos não devem ficar em quarentena e sim, em isolamento domiciliar, por tempo indefinido.

Ações

Para enfrentar a doença que já é pandemia no país, a prefeitura da cidade criou um Comitê de Enfrentamento da doença composto pela Secretaria Municipal de Saúde, representantes de hospitais, médicos infectologistas e Superintendência Regional de Saúde (SRS).

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa, reforçou que o executivo passará a tomar medidas mais efetivas, suspendendo reuniões com maior número de pessoas. “O município agirá com rapidez no combate do coronavírus. Nesse momento delicado, não poderemos esperar por alguns prazos”. Ele ainda ressaltou que “não é um estado de pânico, e sim de alerta. É o momento de pensar em si mesmo e no outro”.

A Semusa destacou que ainda não se sabe a proporção do vírus no município e que é preciso analisar o panorama epidemiológico de acordo com a conjuntura. Entretanto, a saúde está mobilizada e tem se preparado para lidar números maiores de infectados.

 

Fonte do link

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

vinte − sete =