O Conselho Municipal de Educação (CME) da capital mineira elaborou um documento para orientar a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) sobre o retorno das aulas presenciais. Uma reunião do comitê de enfrentamento à Covid-19 da PBH vai discutir o assunto nesta quarta-feira (24).
O documento vem sendo construÃdo desde o ano passado e foi publicado no Diário Oficial do MunicÃpio (DOM) desta quarta-feira.
As diretrizes abrangem normas sanitárias, questões sociais e pedagógicas para acolher os alunos, que estão longe das salas de aula desde março do ano passado. As orientações valem tanto para a rede municipal pública quanto para a privada. A PBH pode optar por seguir ou não as normas do conselho.
O documento sugere a inclusão de temas relacionados à Covid-19 na grade curricular, para informar os estudantes sobre a pandemia.
Diagnóstico.
O CME sugere que as escolas façam avaliações e revisões dos conteúdos pedagógicos trabalhados antes e depois das aulas presenciais. Os estudantes que apresentarem maior defasagem devem ser submetidos a aulas de reforço.
Acolhimento
O documento pede que as instituições de ensino promovam ações de escuta dos alunos e profissionais da educação para troca de experiências e sentimentos sobre o perÃodo da pandemia.
Calendário escolar
Como neste ano serão contemplados dois anos letivos, totalizando 1.600 horas/aula, o conselho orienta as escolas a planejar minuciosamente a continuidade dos anos ou séries consecutivas, buscando cumprir os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, relativos aos anos letivos de 2020 e 2021.
Para que essa carga horária seja cumprida, o conselho prevê que as escolas devem dar alternativas concretas para que todos os alunos tenham acesso à s aulas online, uma vez que será preciso fazer rodÃzio dos alunos que estarão presencialmente nas salas de aula. Neste ponto, a escola deverá orientar as famÃlias quanto ao uso dos equipamentos eletrônicos e fazer levantamento das condições desses aparelhos.
Para os alunos que não têm pleno acesso ao meio digital, a escola deverá planejar a entrega de materiais didáticos impresso.
Educação infantil
O texto trata da educação infantil de maneira especial e lembra que esta “é a única etapa da Educação Básica que, se a criança for privada de seu acesso na idade própria, não terá a possibilidade de vivenciar seu direito a essa etapa educacional posteriormente”.
Para as crianças, o CME orienta que as escolas adaptem as brincadeiras à s normas sanitárias e que as atividades online busquem reforçar o vÃnculo entre os alunos e suas famÃlias.