Conmebol chama oposição e críticas à Copa América de 'inexplicáveis'


A Conmebol divulgou uma carta nesta quarta-feira (2) sobre ‘verdades e mentiras’ relacionadas à realização da Copa América no Brasil. A entidade defendeu a disputa da competição, uma das mais antigas do mundo, apontando várias justificativas para tal. O primerio tópico que a Conmebol ‘desmistifica’ é que a competição só acontecerá por dinheiro. 

Segundo a confederação sul-americana, a ausência de público vai trazer prejuízo e perdas econômicas para a entidade. ‘Não existe tal busca por lucro’, reforça. 

A Conmebol prossegue falando que a competição é importante para a preparação das seleções sul-americanas para a Copa do Mundo do Catar, já que será o único torneio antes do Mundial. A entidade chegou a lembrar o desempenho ruim das seleções sul-americanas nos últimos Mundiais. Não há um campeão mundial do continente desde 2002, quando o Brasil faturou o penta na Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão. 

Outro ponto contestado pela Conmebol é a afirmação de que o Brasil é o pior lugar do continente para a disputa da Copa América. O orgumento da entidade é que Argentina e Colômbia, países que receberiam o certame, têm índices de casos por milhão de habitantes piores que o Brasil. 

A entidade ainda se posicionou sobre supostas inverdades sobre sua direção. Alguns pontos levantados nos últimos dias têm deixado a Conmebol ‘furiosa’. As alegações de que o torneio é um capricho, que não deveria ser disputada e que a confederação não se importa com jogadores, técnicos e árbitros. Para rebater tais contestações, a Conmebol lembra que vem disputando campeonatos na pandemia seguindo todas as normas e protocolos de saúde. 

“A realização deste torneio suscitou uma inexplicável e muito subjetiva oposição, baseada em preconceitos e não em dados reais. Ao mesmo tempo, não há o mesmo questionamento das Eliminatórias, que só esta semana terão 10 partidas com as mesmas seleções nacionais. As competições internacionais de clubes foram disputadas da mesma forma. Os campeonatos locais também estão sendo disputados sem inconvenientes, exceto por intervalos curtos e pontuais. No Brasil, até mesmo os torneios estaduais estão sendo disputados. Desde o início da pandemia, a Conmebol organizou cerca de 500 partidas, 20% delas no Brasil, e não houve nada que lamentar”, aponta a entidade. 

A Copa América tem previsão de início no próximo dia 13 de junho. Ainda não há datas e horários das partidas. Mas quatro sedes já foram definidas: Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Cuiabá. 

Fonte do link

Compartilhe:

Comentários