Conheça Fortim, um oásis no litoral do Ceará

0
3
Gostou do post?


Uma invasão francesa tornou Fortim, a apenas 30 km de Canoa Quebrada, um balneário charmoso. Na praia de Canto da Barra, mansões se espalham sobre a areia – o lugar é hoje um dos principais destinos para a prática de surfe e kitesurfe no Ceará. Do buggy, percebe-se que os ventos são os verdadeiros protagonistas nesse litoral pontilhado de moinhos.

A bola da vez nessa região é uma cidade de 16 mil habitantes, às margens do rio Jaguaribe, um oásis com praias bonitas e desertas, curiosas formações rochosas que lembram cavernas e se formam na maré baixa e sofisticados hotéis, como o hype Jaguaribe Lodge, gerenciado pela mineira Michelle Fernandes, que se enamorou do empresário francês Jen-Michel.

Jaguaribe

Em Fortim, depois dos ventos, o rio Jaguaribe é o ícone local – no passado, foi percorrido por aventureiros em busca de terras para criação de gado, hoje é uma paisagem inspiradora para os turistas que descobrem, em um passeio de barco, ao custo de R$ 30 por pessoa, o inusitado encontro do rio com o mar na ainda inexplorada praia de Pontal de Maceió. 

Os barquinhos de pescadores continuam a pontilhar a praia, onde uma parada permite um banho refrescante nas águas do Jaguaribe. O forte que originou o nome do lugar ainda está lá, em cores vibrantes. 

O receptivo MS Tur combina tour de buggy com barco de Canoa Quebrada a Fortim, atravessando caminhos inusitados como, por exemplo, uma floresta de mandacarus. 

O passeio completo vai até a praia das Agulhas Negras, no encontro do rio Pirangi com o mar. O melhor a se fazer é buscar os buggeiros que são membros da associação em Canoa Quebrada ou Fortim, com preços tabelados e que conhecem bem a área. Eles são identificados pela placa vermelha, não a cinza.

 

 

Fonte do link

Comentários no Facebook