Comissão da ALMG visitará Serra do Curral na próxima semana

O local onde a Taquaril Mineração S.A. (Tamisa) pretende instalar um empreendimento para exploração de minério na Serra do Curral será visitado por deputados. Na próxima segunda-feira (9), às 9h, a Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai ao local.

Na quinta (5), o Legislativo mineiro já tinha realizado uma audiência pública. Desde que a licença ambiental à exploração foi concedida pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), políticos, autoridades, ambientalistas e movimentos sociais travam uma batalha para tentar anular a licença.

Até o Ministério Público reforçou o pedido para que a licença seja suspensa por questões ambientais e suspeitas de irregularidades durante o processo.

A Tamisa nega qualquer ilegalidade. A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) também apoia o empreendimento e declarou que há um “Dramatismo enorme” sobre o assunto

Os impactos da instalação da Taquaril Mineração S/A (Tamisa) na Serra do Curral envolvem danos diretos à flora local, inclusive a plantas raras. No local onde deverá ser implantado o Complexo Minerário, aprovado recentemente, existem pelo menos 1.109 espécies de flora, sendo 121 delas integrantes da lista de espécies ameaçadas de extinção.

Essa informação consta no relatório do projeto publicado pela própria empresa em seu site oficial. Algumas das espécies presentes na serra, inclusive, são usadas para fins medicinais, como a arnica, a copaíba e a carqueja.
 

Fonte do link

Compartilhe:

Comentários