Com chuva forte, córrego transborda e moradores ficam desalojados no Sul de MG


Moradores de, pelo menos, 40 casas em São Gonçalo do Sapucaí, na região Sul de Minas Gerais, precisaram deixar suas residências às pressas entre a noite dessa segunda-feira (17) e a madrugada de terça-feira (18). Um forte temporal atingiu o município no período da noite, e causou o transbordamento de um importante córrego que corta a região. Com a enchente, casas acabaram invadidas pela água e o cenário repetiu o já conhecido pelos mineiros: móveis destruídos, objetos pessoais perdidos e alimentos carregados.

O córrego que transbordou passa, ainda, perto da Praça de Esportes Dr. Júlio Meireles e a correnteza bastou para derrubar boa parte do número que cerca a estrutura. Com isso, as casas instaladas logo em frente ao espaço de recreação, na rua Quenta Sol, acabaram também engolidas pela água. Os moradores conseguiram sair a tempo e não há registro de feridos, de acordo com a prefeitura do município. Um vídeo registrado por um morador da cidade mostra a correnteza que destruiu o muro do complexo esportivo. 

As primeiras pancadas de chuva caíram sobre a cidade ainda no período da tarde de segunda-feira (17) e, algumas horas após as precipitações, um temporal forte atingiu toda a região – entre 22h e 0h30. A tempestade se intensificou ainda mais durante a madrugada. Além dos estragos causados no bairro Inconfidentes, onde fica a Praça de Esportes, há registros de estragos também na região do município conhecida como Cidade Sul. As ruas dos bairros englobados acabaram alagadas e muitas famílias perderam todos os seus objetos. Há ainda outros registros de quedas de muro em São Gonçalo do Sapucaí durante a chuva. 

Questionada, a prefeitura do município declarou que está desde a madrugada prestando assistência às famílias. Representantes da Assistência Social e do Departamento de Obras estão preparando levantamentos sobre as famílias atingidas para custeio de aluguel social e doação de cesta básica. Moradores interessados em ajudar, podem entregar doações nos postos de saúde e nas escolas da cidade. 

Previsão de chuva

Ainda para esta terça-feira (18), são esperadas chuvas para a região Sul de Minas Gerais. Os acumulados mais significativos – com volume esperado entre 10 e 40 milímetros, podendo chegar até 80 milímetros – estão previstos municípios em, pelo menos, cinco regiões do Estado, sendo as mais atingidas as que estão nas porções Triângulo Mineiro e Sul.

Veja quais são: Ituiutaba, Frutal, Uberlândia, Uberaba, Araxá, Piumhi, Passos, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Alfenas, Varginha, São Lourenço, Andrelândia, Juiz de Fora, São João del Rei, Campo Belo, Formiga, Oliveira, Lavras, Salinas, Pedra Azul e Almenara.



Fonte do link