Coluna do Wilson -Cultura: Meu Papo Nem é Tão Chato Assim

Wilson Albino Pereira

[email protected]

De novo não! Pô velho… segura sua onda. É só a gente se descuidar um minuto e você chega com esses ‘papo chato’, disse, certa vez, meu amigo Lúcio Faustino. Imagino que, para quem não curte literatura, cinema, poesia, ouvir conversas relacionadas a tais assuntos, deve mesmo ser uma tortura.  Eeeei! Tranquilidade, man, brinquei.

Teimoso que sou, ignorei o sinal de alerta dado pelo amigo. Depois de uma pausa redirecionei o diálogo até desembocar nos mesmíssimos assuntos, literatura, cinema, poesia etc. Aí entrecortei o diálogo: Duvido que você leia O diário de Ana Cristina, provoquei. “Não! Não e não seu sacana, não caio mais nessa armadilha”, contrapôs Lúcio.

Mas passarinho atraído por mira de cobra sabe sua sina. Cessei palavra, maneirei respiração, armei bote e esperei a interrupção do silêncio. “Você tem o tal Diário de sei lá quem? É ‘Grossão’ demais? Quem escreveu?”, Lúcio questionou e entendeu que, uma vez acionado o gatilho, a munição não mais regressa ao ponto de partida.

Que livro grosso que nada! Prossegui sem dizer a quantia exata de páginas. O diário de Ana Cristina, é sobre a filha de um pastor e foi escrito por José Calos Leal, afirmei. Lúcio, ela é LIN-DA, disse, mas sabe de nada a inocente! Acha que tudo que é certo, bom e gostoso só existe na religião dela. Mas ao descobrir umas tretas erradas do pai, a menina ‘dispiroca’, completei. Agora, alertei, vem a melhor parte… Lúcio Faustino atalhou-me: “OK! DEU! CHEGA! Será que antes de me contar o final da história, DÁ PRA VOCÊ ME EMPRESTAR O LIVRO?, POR FAVOR”.

P.S..Se estratégias assim fossem usadas, talvez, quem sabe, não mais haveria 21 milhões de brasileiros analfabetos, os 54 milhões de alfabetizados mergulhariam pela primeira vez em um livro e os outros 95 milhões de conterrâneos leriam mais que 1,3 livros por ano, conforme dados fornecidos pelo jornal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro + oito =