Cesio 137 – BASEADO EM FATOS REAIS



– Todos nós temos dificuldade em conviver com essa história. Mesmo trinta anos depois, sentimos que os culpados não cumpriram com sua obrigação e nós não temos mais dinheiro para comprar saúde.

Essas palavras são de Odesson Ferreira, uma das vítimas do acidente do Césio 137 que está viva até hoje. Nem todo mundo que passa pela rua 57, no centro de Goiânia, sabe que o terreno vazio completamente coberto por concreto, onde estão alguns grafites e uma estrutura de metal muito velha e enferrujada é o lugar onde começou a história do maior acidente radioativo do Brasil.
6.500 pessoas contaminadas
250 em estado grave
4 vítimas fatais

Cesio 137 – BASEADO EM FATOS REAIS

Se você é curioso clique aqui e se aventure em busca do desconhecido: http://bit.ly/2oyQj0f

Grave Matters de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100215
Artista: http://incompetech.com/

Link original

27 COMENTÁRIOS

  1. Esse vídeo possui um monte de informações errôneas! Primeiramente, não foram só 4 vítimas fatais, mas 60 (As quatro primeiras mortes foram de pessoas que tiveram contato direto com o césio). Segundo, Devair não abriu a cápsula com o composto, mas sim dois de seus funcionários (inclusive duas das primeiras quatro vítimas). A menina Leide não estava comendo um sanduíche, mas um ovo cozido (A mãe dela sempre repete esta mesma versão), etc.

  2. eu era criança, mas lembro das cenas que passavam na TV, agentes com roupas ant radiação, manuseando os pedaços do equipamento com astes de chumbo, os corpos das vítimas foram sepultada em túmulos com toneladas de concreto, pra evitar contaminação, e jamais poderão ser exumados pelos próximos 300 anos

  3. Importante frizar que o Governo de Goiânia a princíoio tb nao sabia exatamente como agir, pois nao estava preparado pra isso.
    Tenho parentes em goiania, o povo foi muito mal tratado.
    A negligência médica tb foi grande, afinal até hoje a virose está na moda quando se peocura um pronto socorro.
    E por fim, mesmo levando o pó radioativo pra vigilancia sanitária, acabaram descobrindo que se tratava de um elemento radioativo totalmente por acaso, pois não tinham dosímetros (aparelho para detectar radiação) na vigilância sanitária….e se isso nao tivesse sido descoberto, mesmo que por acaso, o acidente poderia ter sido muito pior e se espalhado por mais outras centenas ou milhares de pessoas.

  4. O SUS é uma porcaria não é de hoje kkkk,tu chega lá todo ferrado,com uma faca no estômago ,uma bala na cabeça e te mandam pra casa falando que está bem, é só tomar um xarope,acho que a maioria ali nem é médico de verdade,deve ter parente político que botou eles lá pra cuidar do povo,nem sabem oque tão fazendo,aqui perto de casa o SUS é exatamente assim

  5. O pior é que qualquer acidente químico, biológico, radioativo,etc.São sempre prejudiciais. Pq nunca traz benefícios? Simples. Já pensou todas as doenças erradicadas. Seres humanos aprimorados. É claro quem tem mais pode mais. De qualquer jeito seria sempre igual a hj.Unfortunately.

  6. Videozinho legal pra vocês estudarem pro ENEM. Afinal, são 30 anos do maior acidente nuclear acontecido no Brasil. Mas pessoal, quais temas vocês gostariam de ver por aqui no BASEADO EM FATOS REAIS? Contem a opinião de vocês pra gente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco − um =