Betim lança plataforma online para facilitar divulgação de negócios


A Prefeitura de Betim, na região metropolitana, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, está fazendo uma ação para que lojistas e prestadores de serviços do município possam se cadastrar no site compreemebetim.com.br. A plataforma é mais uma das ações do município e parceiros durante a pandemia do novo coronavírus e tem como objetivo incentivar o comércio local e regional nesse período de isolamento social.

Os lojistas e donos de pequenos negócios da cidade poderão se cadastrar gratuitamente no site, que servirá de consulta para as pessoas que buscam algum tipo de serviço ou produto sem necessitar que elas saiam de casa e, assim, contribuam para evitar a proliferação da Covid-19.

 Já há cerca de 400 cadastrados, e, nesta semana, equipes da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico (Seadec), da Procuradoria Geral do Município (Progem) e da CDL vão percorrer os principais corredores de comércios das dez regionais divulgando o site e ajudando os lojistas a se cadastrarem.

“Temos a perspectiva de chegar a cem lojistas por regional, ou seja, até sexta-feira (22), teremos mais mil cadastros no site. Treinamos os agentes para percorrer as principais vias de comércio para orientar os lojistas a divulgar. Como não dá para ir a todos os estabelecimentos, também pedimos aos comerciantes que nos ajude a divulgar para os demais”, disse o secretário da Seadec, Alexandre Bambirra. “Nessa ação, pegamos os dados do comerciante e enviamos para ele o link do site para que ele possa preencher com seus serviços. O site é mais uma medida de divulgação, de auxílio aos negócios e empresas da cidade nesse período de pandemia”, completou.

No site, o interessado pode cadastrar sua loja ou serviço de acordo com o tipo de atuação, como roupas, padarias, farmácia, pedreiro, elétrica, saúde, dentre outros, com informações sobre sua área de atuação e localização. “Quando a pessoa acessar o site para procurar algum serviço, ela vai saber, na região em que mora, quais as opções disponíveis. Isso gera desenvolvimento para aquela localização, pois, muitas vezes, a pessoa não sabe que próximo a ela há o tipo de serviço que está procurando”, ponderou Bambirra.

Ainda segundo o secretário, com o cadastro dos lojistas, a prefeitura também poderá ter acesso a informações sobre os serviços da cidade. “Por exemplo, teremos como saber em qual região há mais oferta de um tipo de serviço e desenvolver ações para reforçar aquele segmento. Também teremos condições de saber o volume de funcionários por setores na cidade, uma base do número de estabelecimentos por ramo de atuação e, assim, criar estratégias de auxílio para que possam desenvolver”, acrescentou.

Reforço 

O presidente da CDL Betim, José Barboza, afirmou que o projeto já estava sendo desenvolvido, e, com a pandemia da Covid-19, ele será ainda mais um canal de fortalecimento do comércio. “Vai somar muito, porque as pessoas terão as informações sobre as lojas e serviços, ainda mais nessa época em que muita gente está em isolamento social. O site é um facilitador para o comerciante e uma importante fonte de pesquisa para os clientes”, declarou.

A assistente administrativo Claudete Soares cadastrou no site a agência de veículos onde trabalha. Para ela, foi uma ação importante para os negócios em tempos de pandemia. “Já recebemos duas ligações de clientes que viram o site. Para a gente, é muito válida essa iniciativa, é mais um canal de divulgação para a empresa. Por exemplo, o cliente nos ligou e falamos com ele que levamos o veículo para que possa conferir, todo higienizado”, disse.

Fonte do link