Betim dá início à pesquisa que mapeará a circulação do coronavírus na cidade


Começa nesta terça-feira (2) a pesquisa que mapeará a circulação do novo coronavírus em Betim. A cidade da região metropolitana terá 36 equipes que vão a campo colher informações e realizar testes em 1.080 moradores, de todas as dez regionais e de todas as faixas etárias. A medida é mais uma das ações da prefeitura no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Os resultados do levantamento darão subsídio para o planejamento de ações de combate ao coronavírus e para organização da rede SUS no atendimento à população.

A previsão, segundo o secretário municipal de Saúde, Guilherme Carvalho, é que as equipes realizem os exames nos 1.080 moradores até quinta-feira (4). “Com isso, na próxima semana, já podemos ter um panorama mais claro da situação”, destacou.

A pesquisa segue o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS) e está sendo desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa da Escola de Saúde Pública de Betim, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, com a atuação de servidores municipais da Secretaria Municipal de Saúde e Superintendência de Tecnologia da Informação. A coordenação é da doutora Ana Valesca Fernandes, enfermeira da rede SUS Betim, e dos professores Renan Pedra e Renato Santana, do Laboratório de Biologia Integrativa do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As equipes são compostas por um enfermeiro, um agente de saúde e um motorista cada uma e realizarão dois tipos de testes em cada morador. O teste rápido identifica se a pessoa já foi contaminada pelo coronavírus em algum momento. Já o PCR determina se a pessoa está com o vírus no momento do exame, manifestando ou não sintomas da doença.

As equipes receberam capacitação para desenvolverem o trabalho. “Foi feito um trabalho de treinamento de cada profissional para atuar nessa pesquisa. Todos estão identificados e aptos a dar todas as orientações aos moradores. O objetivo da pesquisa é identificar a circulação do vírus na cidade, ter um retrato por região para que possamos ter um conhecimento real da situação, principalmente das pessoas assintomáticas, que podem estar com o vírus, mas que não desenvolveram os sintomas”, disse o secretário adjunto de Gestão da Saúde, Augusto Viana.

Segurança

O secretario enfatiza o pedido para que a população contribua com a pesquisa e reforçou que todas as medidas de biossegurança foram tomadas. “Todos os integrantes das equipes foram submetidos a testes para Covid-19 e todos os resultados foram negativos. Ou seja, há total segurança na realização desse trabalho, que será muito importante. É um grande desafio o enfrentamento ao novo coronavírus e contamos com a população. Por isso, pedimos que os moradores recebam os pesquisadores”, ressaltou.

A pesquisa funcionará assim: o morador abordado receberá as informações sobre o trabalho e assinará um termo concordando em participar. Após, ele responderá a um questionário para levantar informações essenciais, como se viajou nos últimos dias, histórico de saúde e outras informações. Por fim, ele será submetido aos dois testes. O rápido ele saberá na hora o resultado. Já o PCR, o morador receberá uma senha para acessar o resultado depois. A previsão é que o trabalho de campo dure até a próxima quinta (4).

“Após toda a coleta de informações e realização de testes, o material será analisado pelo laboratório da UFMG, que mapeará o tipo de vírus que circula em Betim, como a linhagem genética, a origem dele, se é da China, dos Estados Unidos, da Europa, por exemplo, e, a partir dessa análise, teremos mais subsídio para reforçar e desenvolver novas ações de enfrentamento. Como a pesquisa é feita por amostragem, também poderemos saber as regiões mais suscetíveis ao contágio”, completou Viana.

Ele destacou que o morador abordado que queira tirar dúvidas sobre a pesquisa pode ligar para o Telecovid Betim, central de atendimento da prefeitura que dá orientações à população. O número é o 3512-4992, das 7h às 19h.

Fonte do link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

20 − 18 =