Após decisão do STF, governo volta a mostrar total de mortos e infectados


O Ministério da Saúde voltou a apresentar na tarde desta terça-feira (9) o número total de mortos e infectados pela Covid-19 no portal “covid.saude.gov.br”, que mostra informações oficiais do governo federal sobre a pandemia.

Na segunda-feira (8), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou a pasta recolocar estes dados no ar, além de informações sobre a curva de notificações da doença no país.

O ministério chegou a retirar o site na última sexta-feira (5). O portal retornou no dia seguinte apenas com dados de curados da doença e novos casos e óbitos. Todas as demais informações históricas da doença no país foram omitidas da população.

Mudanças na forma de apresentar dados da Covid-19 pelo ministério geraram forte reação negativa. A pasta atrasou a divulgação do boletim diário por quatro dias na última semana. Bolsonaro chegou a comemorar a medida, afirmando que “acabou a matéria no Jornal Nacional” sobre a doença, telejornal da TV Globo, e cobrou que sejam divulgados apenas os números de pessoas que morreram naquele dia.

O ministério promete agora lançar novo portal de dados da Covid-19. Apesar de Bolsonaro cobrar a divulgação apenas de óbitos que ocorreram no dia, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta terça-feira (9) que as vítimas de outras datas, mas que aguardavam confirmação da causa da morte, também devem ser divulgadas.

Fonte do link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dez + 12 =