Alavancagem irresponsável

Os bancos, os comentaristas, e até o presidente Trump garantem: esta crise não é financeira. Porém, enquanto tentam nos convencer, as notícias sobre o sistema bancário baseado no dólar nos remetem cada vez mais à tenebrosa crise de 2008.

A partir dos gatilhos do coronavírus e da guerra de preços de petróleo, observa-se uma súbita escassez de caixa nas empresas e nos bancos, a despeito das bazucas de injeção monetária detonadas pelos bancos centrais nos últimos dias.

Os setores sensíveis ao coronavírus e ao petróleo representam apenas 15% dos títulos de dívida totais. Não houve até agora rebaixamentos de notas de rating nem inadimplência ou quebradeira. O que está causando a falta de caixa?

Durante a crise de 1982, Brasil, México e Argentina deixaram de honrar seus compromissos em razão dos juros em alta. Os empréstimos a países em desenvolvimento representavam menos de 15% da carteira de ativos dos bancos, mas mais de 2,5 vezes seu capital, que é o colchão patrimonial cuja função é resguardar a solvência do banco.
Leia mais (03/18/2020 – 01h00)

Fonte do link

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

15 − nove =