Ação com jovens oferta CNH gratuita


Uma ação encabeçada pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) vai oferecer, gratuitamente, as condições para que 200 jovens moradores de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, obtenham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

A iniciativa foi anunciada como forma de qualificar os moradores para o mercado de trabalho após a tragédia do rompimento da barragem da Vale no distrito de Córrego do Feijão, em 25 de janeiro deste ano. “Vamos qualificar as pessoas, começando pela CNH, para que elas possam gerar renda”, explicou nesta segunda-feira (12) o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do conselho nacional do Sest Senat, Vander Costa. “É um pouco do que estamos fazendo para que esses jovens de Brumadinho levem a vida para frente”, disse.

Serão contemplados jovens a partir de 18 anos e que estejam em situação de vulnerabilidade, conforme o Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. A entidade aguarda a listagem do Ministério da Cidadania para iniciar a capacitação.

Parceria

Segundo o presidente da CNT, será firmada uma parceira com os Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Brumadinho, e todo o custo do processo será bancado pelo Sest Senat. Atualmente a obtenção da carteira de motorista está calculada em torno de R$ 2.000. A entidade também espera aquecer o mercado para os CFCs de Brumadinho ao efetivar a parceria.

A iniciativa seguirá os moldes do projeto CNH Social, por meio do qual o Sest Senat oferece cursos de qualificação teórico e prático para a primeira habilitação de pessoas carentes.

Psicólogos atenderão a população

Em outra frente de ação, que também tem como missão oferecer suporte e qualificação profissional aos moradores de Brumadinho, psicólogos das unidades operacionais do Sest Senat de Belo Horizonte e Contagem vão oferecer atendimentos gratuitos aos atingidos.

Além disso, há previsão para que profissionais de nutrição, fisioterapia, odontologia e educação física se juntem à ação e prestem serviços na região até o fim do ano. “Precisamos tratar essas pessoas para que tenham equilíbrio emocional. É algo importante para a retomada econômica”, defende Vander Costa, presidente da CNT.

Saiba mais

Cursos

A partir do mês que vem, profissionais do Sest Senat fornecerão orientações de cursos voltados para as necessidades locais em Brumadinho. 

Vans

Também a partir de setembro, vans do programa de prevenção de acidentes do Sest Senat estarão na cidade. Lá, serão passados passar vídeos com dicas de saúde e qualidade de vida.

Fonte do link